domingo, julho 04, 2010

A história da escrita



Este foi o convite para exposição da turma 14 que aconteceu no dia 1 de julho.
A exposição estava maravilhosa! Os pais deram a honra de sua presença e a entrega dos Portfólios de aprendizagens deixou todos muito contentes com o desenvolvimento de seus filhos.
Assim que os pais chegavam percorriam os trabalhos que estavam expostos na sala, guiados pelos alunos. Depois de todos terem apreciado, sentaram e eu passei o power point que havíamos realizado durante o período de estágio.
Fiquei muito realizada com a produção de minha turma, a presença dos pais e ainda mais pelo brilho dos alunos quando olharam a sala organizada com os seus trabalhos. Ficaram eufóricos e vibravam mostrando para suas famílias o que haviam produzido e de que parte da história aquele trabalho fazeia parte.
Durante a apresentação de slides, os pais eram só sorrisos e as crianças gritavam enlouquecidos quando apareciam no data show.
Tudo saiu melhor do que eu havia previsto, pois não imaginava que eles se emocionariam assim como eu quando vissem não a exposição, mas o caminho que percorremos neste período, o crescimento que tivemos, as angústias, os acertos, os erros. Muito mais do que uma exposição, tenho certeza de que a medida que íamos montando a sala com os trabalhos, na cabecinha deles também passava um flash de tudo que vivemos.
O Renan até comentou que ele adorou a escrita pictográfica, mas que não teria onde guardar tudo que fazemos em folhinhas se fosse naquela época. Todos caíram na gargalhada.
Sou muito grata por esta experiência proporcionada pelo PEAD, mais uma vez mudou não só as minhas aulas, mudou a minha visão como ser humano, minha experiência e com certeza me deixou mais confiante frente as mudanças.
Termino esta arquitetura, iniciando outra, ou melhor dando continuidade ao trabalho iniciado, mas muito mais feliz do que no início, muito mais fortalecida e confiante no processo.
Amanhã postarei as fotos da exposição pois estão na máquina da colega Beatriz. Não vejo a hora de ver como ficaram!
Este final de semana foi de lascar. Trabalhei sábado das 8 ás 20 horas e só pude refazer a minha arquitetura quando retornei.
Fiquei muito feliz por estar novamente com internet, isto ocorreu na sexta á noite e claro facilitou meu trabalho e muito. Só postei hoje, pois fiquei lendo, relendo, querendo encontrar coisas que ainda necessitavam, ser alteradas. Ás 17 horas do dia de hoje achei melhor postar, seja o que Deus quiser, pois acho que se eu conseguir expor ao menos metade de tudo o que vivenciei e aprendi já estará maravilhoso. Isto porque sei que foi uma experiência e tanto, uma construção que mudou muito minhas aulas e que trouxe excelentes resultados.
Agora, ao terminar de escrever no Blog, vou organizar a mionha apresentação; já tenho tudo em mente, só falta organizar tantos pensamentos.
Para quem irá presenciar, aguardem uma viagem fascinante!
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.
Jean Piaget

Nenhum comentário: