segunda-feira, julho 05, 2010

Reescrevendo meu Portfólio de Aprendizagens deste semestre, fiz algumas avaliaçoes, reflexões e entendi a colocação da professora quando disse que em meu trabalho tinha muito do construtivismo de Paulo Freire, e eu não havia citado nas minhas referências. É verdade, claro que eu sabia, já havia lido muitas e muitas coisas sobre ele mas na hora de colocar em meu trabalho não lembrei, não destaquei, não dei a importância que realmente tinha... Tenho muita dificuldade em trabalhar com datas, pensadores, nomes de livros, acho que não desenvolvi esta parte do raciocínio. (risos)
Acredito que esta forma de trabalhar com arquitetura, incentivam os alunos a entender seu papel na sociedade, quando desenvolve neles o senso crítico e avaliativo tanto de suas ações quanto do contexto em que está inserido. Sendo assim, o processo de alfabetização propriamente dito seguindo esses parâmetros,inicia com palavras conhecidas pelos alunos; assim como ocorreu em minha arquitetura, que partimos do que sabiam, o que pensavam e então, construímos ou desconstruímos para construir novamente.
Parei para pensar o por que não se trabalha utilizando arquiteturas normalmente nas escolas estaduais se dá tão certo, e ao longo do desenvolvimento desta, obtive a resposta:
Pelo trabalho que se tem.
Engana-se quem pensa que trabalhar partindo das questãoes trazidas pelos alunos é mais fácil, ao contrário o trabalho triplica, só que ao mesmo tempo, as aprendizagens também. Nestas últimas semanas até dormindo me vem uma idéia e eu levanto para anotar e não perder o pensamento. Claro que todo este meu esforço tem sido recompensado com as atitudes e resultados apresentados pelos meus alunos.
Meus alunos adquiriram uma autonomia invejável e uma colega até perguntou como eu conseguia trabalhar na bagunça. Mas toda construção, todo trabalho que envolve necessita de conversa, discussão, produção, costumo dizer para quem comenta que é uma bagunça organizada!
Tenho certeza de que me encontrei, consigo trabalhar da forma que gosto, com ludicidade e ao mesmo tempo desenvolver os mesmos conteúdos que minhas paralelas.
Que incrível!!! A educação fascina.

Nenhum comentário: