segunda-feira, novembro 15, 2010

Eixo II

No eixo II trabalhamos com a disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I, Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, Fundamentos da Alfabetização e Seminário Integrador II.
Na disciplina de Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, trabalhamos com as memórias históricas dos indivíduos, grupos e sociedade de modo geral; assim como a história da infância e a história da escola no Brasil. Tudo isso foi muito proveitoso, pois ao mesmo tempo em que íamos desenvolvendo as atividades em sala de aula, eu ia aplicando atividades semelhantes á meus alunos. Tive a oportunidades de conhecer um pouco da memória de meus alunos segundo o que eles acham mais importante e significativo em suas vidas.
Através dos estudos sobre a escola e sua história para humanidade, pude compreender um pouco mais e o por que de alguns acontecimentos em nossa educação no Brasil. Acredito que hoje em dia mesmo tendo um atraso enorme em relação aos demais países, inclusive latino americanos, nós já evoluímos muito e sempre que temos a possibilidade de discutir a nossa docência e as metodologias utilizadas progredimos cada vez mais nessa busca por uma educação de qualidade e acessível a toda população.
A psicologia de modo geral nos mostrou a característica de cada idade, suas possibilidades e limitações, fazendo com que nossos planejamentos viessem mais ao encontro do que realmente cada faixa etária necessita.. Este semestre também conhecemos os Fundamentos da Alfabetização e lemos um pouco mais sobre alguns teóricos muito importantes para alfabetização como Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nas quais estou me fundamentando para escrever meu TCC. Acredito que tenha sido aqui o meu despertar para alfabetização, uma vez que até então não fazia nem idéia de como iniciar este processo e tinha verdadeira aversão pela possibilidade

Nenhum comentário: