segunda-feira, abril 19, 2010





A história da escrita

Esta foi à questão da minha arquitetura. Questão, pois escolhi trabalhar com estudo de caso ou resolução de problemas.
Ao iniciar as aulas, percebi em meus alunos uma grande curiosidade em saber mais sobre as letras. Queriam saber se cada país tinha um alfabeto, se na china era igual o diferente do nosso...
Aí foi fácil chegar à questão:

Como a escrita foi inventada?

A escrita nem sempre existiu. Ela foi inventada na Suméria um país que existia onde hoje estão o Irã e Iraque. Claro, isso foi á muito tempo, há cerca de cinco mil anos.
Os povos da pré história não tinham nenhuma escrita alfabética, mas tinham várias formas de registrar, comunicar e conhecer através de gestos, sinais, marcas e desenhos. Porém ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo padronização das representações gráficas.
De forma semelhante, os alunos, quando iniciados no processo de alfabetização, também passam pos este processo de descobertas. Por isto, nada mais estimulante e significativo do que trabalhar as duas coisas simultaneamente.
Esta semana embarcamos em uma viagem fascinante; uma viagem ao tempo da pré história.
A turma ficou muito animada desde a primeira conversa. Participaram de tudo com muita alegria e contribuições riquíssimas. Confesso que até me surpreendi com as colocações.
Acredito que neste primeiro momento meu objetivo foi alcançado, uma vez que compreenderam que a escrita é um código que foi criado pelo homem, para melhor se comunicar e conseguiram estabelecer uma relação entre o ontem e o hoje.
Sentiram-se muito alegres quando foram ao saguão da escola para colarem seus trabalhos para apreciação dos mesmos.
Que ótima sensação chegar ao final da semana e ter vontade de continuar o trabalho, de ter tanta coisa bacana acontecendo, tanta construção de conhecimento interligado.
Comentei com eles que guardaremos os trabalhos com muito cuidado para montarmos um Portfólio, como se fosse um álbum onde ficariam registradas as suas descobertas e aprendizagens e depois, teríamos uma exposição com tudo que foi feito e neste dia, a entrega dos Portfólios.
O mais interessante disso que está acontecendo é que trabalhando assim, a arquitetura torna-se aberta ás explorações e interações de todos. E ao invés de buscarmos aenas buscarmos uma simples resposta, impulsionamos nosso trabalho para novas descobertas, novas construções. Onde uma resposta nos leva á um novo questionamento e assim por diante.
É ou não é uma viagem fescinante?

Um comentário:

mauranunes.com disse...

É fascinante mesmo, Carla! O importante é que isso aconteça, que as questões não se esgotem, não se fechem em si mesmas, mas abram para um mundo novo de conhecimentos, dúvidas, novos conhecimentos, e assim vai! E parece que eles se deram conta da importância do registro, que faz história (comunicação, tempo/espaço). Não é por nada que ficaram orgulhosos de exporem seus trabalhos! Bjs, Maura - tutora do SI