sábado, abril 04, 2009

Inclusão na escola por quê não?


É impressionante cono ainda existe uma grande oposição de muitos professores em relação à inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular.
Até entendo que muitos assim como eu se sintam despreparados, tendo medo de assumir este novo e grande desafio, mas daí tui renegar uma criança por causa de sua ´deficiência é cruel demais.
Em minha escola temos um aluno chamado " Pedro", este é cadeirante e é muito discriminado por parte de muitos na escola pela sua situação. Ele tem mais irmãos que estudam com ele e isto faz com que os outros dois não tenham recreio nem sossego durante o período em que estão na escola. Nossa escola não é adaptada para receber cadeirantes, então tudo para ele é mais difícil. A professora chama os irmãos para levá-lo ao banheiro, para buscar o lanche no refeitório, para ficar com ele no recreio... O pior é que se tem alguma atividade no vídeo este fica de fora. Acho que falta um pouco de vontade das pessoas que poderiam contribuir.
Acredito como muitas de nós educadoras, que não basta apenas a inclusão, é necessário medidas sócio educativas,, apoio aos docentes, sem mencionar ainda a parceria com os profissionais que tanto podem auxiliar neste processo. O que vemos hoje em dia é acontecimentos como na minha escola- matriculam os alunos, apenas para dizer que aquela escola é inclusiva, mas a garantia das condições de aprendizagem e progressos mínimos para no futuro cada aluno destes ser um cidadão com direitos garantidos passa longe da realidade.
Espero que agora tendo todo este embasamento teórico nesta cadeira do PEAD, eu possa contribuir com estes alunos e com a minha escola para o sucesso deste novo desafio!

Nenhum comentário: