terça-feira, março 31, 2009

Educação de Pessoas com Necessidades Especiais?!?!?!?!?!


Hoje quando assisti o vídeo no You Tube, parei para observar de um outro ângulo a vida destas pessoas e as suas dificuldades. É complicado se ver num mundo que não foi feito para aceitar as diferenças. Hora, que controvérsia, uma vez que todos somos tão diferentes, cada qual com suas particularidades e características.
Não posso negar que me senti um pouco angustiada, pois nunca havia percebido esta situação desta forma. Sei que muito já foi feito para melhorar a qualidade de vida, mas ainda assim há muita discriminação e dificuldade em enfrentar e viver a vida deste lado. Direitos quase não se tem e ainda por cima, quando se é cobrado as pessoas acham que estão atrapalhando.
Infelizmente a experiência em minha escola não tem sido muito útil para ambas as partes. Temos quatro casos de inclusão de pessoas com necessidades, mas nada de especial é feito, nem é realizada nenhuma reestruturação para oportunizar melhor ambiente de aprendizagem. Mas acredito que isto irá melhorar cada vez mais e no que depender de mim, vou me dedicar cada vez mais, me aprofundar nas leituras para descobrir então como posso ser mais útil para eles e para os meus colegas que agora trabalham diretamente com estas crianças.
Bom vou ficando por aqui e amanhã vou contar para vocês estes quatro casos de que tenho conhecimento e que acompanho as conquistas e dificuldades.
Nos encontramos amanhã aqui.
Boa noite!!!

2 comentários:

Daiane Grassi disse...

Oi Cris! Não entendi o que você quis dizer com "Infelizmente convive e convivo com quatro casos de inclusão de pessoas com dificuldades em minha escola e sala de aula e posso dizer que a experiência não tem sido muito bacana." O que é infelizmente?! A convivência ou a experiência?! Eu entendo pelo contexto que seja a experiência que não está legal... Mas vamos cuidar com isso ok?! Vou às outras postagens ;-) . Daiane.

Simone disse...

Oi Cris!
O vídeo faz a gente pensar né? Nos colocarmos no lugar do outro. As vezes isso é preciso para podermos entender algumas coisas. Esses dias li no jornal que em alguma cidade do nosso estado colocaram um taxi circulando na rua com espaço para cadeira de rodas. Se formos pensar, não faz muito tempo que alguns ônibus também oferecem esse espaço. Com certeza, muitas mudanças ainda precisam acontecer, principalmente no ambiente escolar. Abraço, Simone - Tutora sede EPNE