domingo, dezembro 14, 2008

Repetência escolar

Olá, meus amigos!
Estive e estou com grandes problemas por isso estive fora de conexão estes últimos dias; mas não pude deixar de dividir com vocês a grande angústia que está tomando conta de mim nos últimos dias:
REPETÊNCIA!!!
Com a divulgação das notas conclusivas do ano letivo em meu conselho de classe de sexta feira, percebi que nós professores de quarta série em minha escola somos recordistas em repetância. A repetição desta série teve um percentual muito superior as demais. Sabemos todos que a repetência tem um elevado custo pedagógico e financeiro para o país, que precisa enfrentar urgentemente esta questão que me perturba assim como tantos outros profissionais comprometidos com a qualidade do ensino. Ainda acho que a formação continuada de professores é nossa tábua de salvação, mas ela sozinha não resolverá nada. Numa sala como a minha com 42 alunos com dificuldades e idades variadas chega a ser desumano aprender.
Este ano tive 11 alunos reprovados! Sabem o que é ter que repetir o mesmo conteúdono ano letivo seguinte? Este é um dos motivos que causa o descaso e a falta de interesse de muitas crianças em idade escolar; além é claro de perder os seus colegas, enfrentar uma sensação de derrota...
Eu não ficaria tão chateada se tivesse sido ofertado á estes alunos uma oficina ou laboratório de aprendizagem, se eu ou alguém mais preparado tivesse tido a oportunidade de desenvolver algo específico para sua defasagem,etc; mas reprovar como se reprova na rede estadual é um absurdo!
Durante este ano fiz revesamento de alunos vindo em turnos diferentes dos seus, ao menos uma vez por semana. Mas comparado as reais necessidades foi na maioria dos casos insuficiente, pois atender dois alunos para sanar as dúvidas e dar aula para mais 40 alunos, 42 é humanamente difícil demais.
Com isto tudo, fica aqui a minha indignação, porque com tantas dificuldadespara os alunos do Ensino Fundamental passarem de ano, o país necessita urgente de medidas mais eficientes e que de preferência sejam vindas de quem lida com o problema, nós educadores.
Estes dias li na Zero Hora uma reportagem que não recordo bem o tema, mas lembrava a pouca familiaridade com a leitura e assim, a grande dificuldade na aprendizagem dos alunos de baixa renda vindo de famílas com menos ou quase nada de recursos.
Fica aqui minha decepção e preocupação; coisa que nossa governadora não deve estar levando muito em consideração; pois não aceita de forma alguma dar o incentivo para iniciarmos um próximo ano com mais energia, não aceita dar uma melhor remuneração aqueles que estão lutando sem " armas e aliados" para uma educação de qualidade, capaz de ser útil para vida do educando.

Nenhum comentário: