terça-feira, outubro 21, 2008

Professores?!


Esta semana, mais especificamente no dia 20/10/08, encontrei uma ex- professora do meu ensino fundamental. Fiquei muito feliz em reencontrá-la até porque foi ela o meu maior estímulo e motivo de ter me tornado professora. Foi aí que tudo começou!

Parei para pensar em como mnós profesores somos deletados por nossos alunos. Esta lembrança que ocorreu cvomigo, não é algo muito comum.Até porque se buscarmos em nossa memória, a imagem dos professores que mais marcaram a nossa vida foram por motivos pessoais, sua personalidade, do que realmenteas matérias que ensinaram.

Todos sabemos que graças estes conteúdos, obtemos a nossa formação, mas o que disto tudo realmente foi e é relevante para nossa vida diária, para nossa rotina?

Infelizmente na falta de didáticas necessárias para as aulas, em muitas vezes a personalidade do professor é tão importante no processo de ensino aprendizagem que em muitos momentos é confundida com a disciplinaque ensina.

Os alunos frequentemente, gostam da disciplina quando gostam do professor, as aulas são recebidas com grande estímulo quando o professor é estimulante e tem bom vínculo com o aluno.

Portanto temos que começar a repensar os conteúdos que lecionamos. Devemos aproveitar a disciplina de Gestão e Organização para não apenas reestruturar os PPP e Regimentos, mas também as nossas aulas. A nossa prát5ica diária com os nossos alunos. Perceber até que ponto estamos conseguindo envolver4 nossos alunos e construir uma ponte no que estamos trabalhando com a sua rotina.

Nosso exemplo é tão importante quanto os conteúdos que lecionamos. Por isso devemos buscar formar nossos alunos através de uma aprendizagem significativa, com segurança e carinho.

Já que estamos neste barco, que escolhemos esta profissão sofrida, mas ao mesmo tempo tão bonita vamos fazer a diferença e estimular outros a mesma postura através de nosso exemplo.

Avante guerreiras...

2 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

Lembras quando fomos à Bienal,com o professor de artes?Pois lá encontrei a minha professora do maternal...foi muito legal!Senti tanta saudade daquela época...Esta foi uma professora muito querida em minha trajetória escolar!E o que mais me emocionou foi que ela lembrou de mim!Boa semana prá ti!Beijos,Luciene

Beatriz disse...

Oi Cris querida, li todos os teus post de outubro e percebi que estás preocupada com muitas situações que tornam a nossa vida de professor uma realidade difícil de conviver. Atualmente, ser professor é estar dentro da boca de um vulcão pronto para explodir. O mundo mudou, em muitas coisas para melhor e em muitas outras para mais complicadas. E a escola não mudou e com isso, não sabe como tratar a indisciplina, a violencia, a falta de educação, a má vontade para estudar, a sujeira da escola e dos locais externos, a falta de capacitação dos professores,..Por outro lado o mundo mudou, aumentando a chance das pessoas se comunicarem, seres ativas, a tecnologia tornou-se facilitadora da nossa vida e dos nosso encontros com outros e já faz parte dela. E a escola não mudou.
O mundo mudou, precisando tb de um novo homem e esse não tem sido formado nas escolas porque o professor, os gestores e a escola não mudaram.
Eu penso que , como tu, temos que começar a mudança por nós mesmos, sendo outro tipo de brasileiro, cooperando de outra forma e exigindo de outra maneira aquilo que todos nós como seres sociais precisamos. Temos que ser outro professor, para que,mais tarde, pelos nosso exemplos de conduta, sejamos cumprimentados pelos nossos ex- alunos com carinho. Já imaginastes, daqui há muitos anos ver um homem ou uma mulher te olhar, abrir um sorrisão e dizer: Bom dia Professora.
Um abração
Bea