sábado, novembro 03, 2007

Repensar?!?!

Estive alguns dias sem a possibilidade de utilizar a Internet por problemas maiores. Aproveitei este tempo para dar uma acelerada com meus alunos e para tentar resgatar alguns que estavam com dificuldades e auxiliar outros que somente estavam um pouco perdidos.

Utilizei este tempo também para tentar fazer uma releitura de tudo que estamos desenvolvendo nas disciplinas deste semestre. Isto porque, na maioria das vezes tudo é feito tão rápido e a quantidade de informações é tão grande que fica um pouco complicado internalizarmos a maioria do que nos é proporcionado. Durante esta atividade que ocupou alguns dias, fiquei admirada com a quantidade de coisas que haviam passado despercebidas e mais ainda com a quantidade de conhecimento que já nos foi disponibilizado e trocado através desta rede.
É incrível a qualidade e a quantidade de conhecimento que um professor tem que vivenciar para poder exercer sua profissão.Acho que este é o maior dos motivos para nos chatearmos com a pouca valorização que nos é dada. Eu sempre soube deste " detalhe ", mas a minha primeira professora foi para mim uma verdadeira inspiração para construir o que hoje sou. Ela conseguiu me fazer ver além; e até hoje a carrego em meu coração assim como ela me carregava até a sala de aula pela mão, na fila que era formada no pátio da escola. Vocês lembram?
Neste tempo os professores eram exemplos de valores que aprendíamos em casa e eram confirmados na escola. Percebi o quanto ficamos ou não marcados na vida de nossos alunos. E isto me fez repensar a minha prática, coisa que já venho fazendo desde que iniciei este curso; até porque são raros cursos como este no qual tu tens que te avaliar e reavaliar o tempo inteiro. Isto me fez reforçar ainda mais a idéia de um escritor que eu adorava mencionar:
...processos cognitivos e processos vitais devem estar bem articulados quando se trata de aprendizagens, pois não se aprende só com o cérebro e sim com o coração... (Assmann)
Acho que somente agora consigo analisar realmente a beleza e a importância destas palavras. Hoje me redescobri como profissional, e isto não foi de uma hora para outra é claro, este processo vem acontecendo desde o momento que parei para rever meus conceitos. Pude perceber claramente a diferença entre o professor medíocre que apenas fala, o bom professor que explica e o mestre que inspira. E se o sentido do curso era formar novos professores, acho que neste pouco tempo já se foi muito além, conseguiram inspirar, foram mestres e despertaram em nós a vontade e a consciência de ser também.

Parabéns e obrigado PEAD!!!


" Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina."

Henry Adams

Um comentário:

Adriana Irigaray disse...

O� Cris!Todas estas trocas, vividas no Pead, nos levam a refletir sobre nossos verdadeiros pap�is. Quando colocas, que se redescobriu como profissional, de que forma isto aconteceu na sala de aula?
Bjs.....