sexta-feira, outubro 13, 2006

semana2/atividade3

Resposta das perguntas da atividade 3
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Escola Cultura e Sociedade
Aluna: Cristina Coelho

1- Qual a posição de durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim acredita que Stuart engloba fatos inter-relacionados que não devem estar envolvidos num mesmo vocábulo. Durkheim crê que a educação não pode ser unicamente conceituada, pois é ampla demais, possibilitando-nos vários conceitos. Isto porque a influência das coisas sobre os homens é diversa, que a educação engloba tudo que herdamos através da geração e dos fatores sócio-políticos culturais da sociedade.

2- Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
As duas ressaltadas po Durkheim são o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas e a definição utilitária com o objetivo de fazer do indivíduo o instrumento de felicidade para si mesmo e para os seus semelhantes.
O ponto fraco das definições é que em ambas as partes da teoria existe uma educação ideal e apropriada à todos. Para Durkheim a educação tem passado por infinita transformações ao longo do tempo devido meio que está inserida.

3- O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para Durkheim definir educação é necessário e imprescindível considerar os sistemas educativos que existem agora ou que tenham existido anteriormente e definir a natureza específica desta infuência de uma geração á outra; sem deixar de avaliar o meio e a época.

4- De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Durkheim acredita que os fatos que levam cada sociedade á fazer do homem certo ideal, no ponto de vista intelectual, físico e moral, são os fatores sócio-políticos cultural do meio em que o mesmo está inserido.

5- Segundo o autor, que função o "ideal' a ser realizado têm que suscitar na criança?
Segundo o autor, deve-se suscitar na criança e desenvolver os valores intelectuais e morais que permitam adequar seu comportamento espontâneo á natureza das coisas e do meio ao qual está inserida.

6- A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial que a criança, particularmente se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
Durkheim conclui que o ser social não nasce com o homem, não se apresenta na constituição humana primitiva, é conquistado ao longo de sua existência. Ele traz consigo particulariedades educativas herdadas das gerações passadas e com a contribuição de outros indivíduos adaptando-se ao meio em que vivem.

7- Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Para Durkheim a sociedade é o conjunto de diferentes culturas e o indivíduo é um ser que nasce com aptidões que são dsenvolvidas de acordo com o meio em que vivem, adquirindo valores culturais e aprimorando sua inteligência. A ação exercida pela sociedade através da educação engrandece e tem por objetivo tornar o homem criatura verdadeiramente humana. Este engrandecimento se dá pelo próprio esforço, pois o poder de esforço constitui uma das características essenciais ao homem.

2 comentários:

Inês Cristina disse...

OI LINDINHA!FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA

sandra disse...

OI AMIGA! FELIZ DIA DOS PROFESSORES ATRASADO. Que você seja muito feliz nessa profissão exigente mais ao mesmo tempo muito gratificante. Fiquei feliz por ver que tens conseguido fazer teus trabalhos. Beijos pra ti e pra Vitória. Sandra