segunda-feira, novembro 15, 2010

Seminário 40 anos da FACED



Na última quinta feira, eu e minhas queridas colegas de escola (Gentil Viegas Cardoso) e de PEAD (Roseane, Maria Beatriz, Ilsa e Marivani), participamos do Seminário em comemoração dos 40 anos da FACED. Este Seminário foi muito interessante e polêmico e eu como adoro polêmicas não poderia perder. Acredito que os maiores questionamentos foram em relação ao Profº Artur Gomes de Moraes da UFPE, pois nos presenteou com um tema sobre: Alfabetizar e letrar cedo: não podemos perder tempo. Adorei ouvi-lo falar sobre as suas práticas e o seu posicionamento em relação á alfabetização com crianças da educação infantil. Artur, nos sugeria ver a metalinguística como a capacidade de refletir sobre a linguagem e por que não com crianças de 5 e 6 anos?
Este refletir sobre a alfabetização não deve ser feito com cobrança, para que o aluno escreva correta mente. Devemos sim, oportunizar o brincar e jogar durante a alfabetização para que o aluno se envolva e assim construa as suas hipótese. Artur nos sugeriu um jogo chamado batalha das palavras, o qual pretendo construir e aplicar com meus alunos; muito interessante por sinal.
Assim como o professor em questão acredito que respeitar a infância não implica em banir as palavras escritas e os textos do universo infantil. Com muita ludicidade, a consciência fonológica, o desenvolvimento de habilidades metalinguísticas e o aprendizado da escrita alfabéticas torna possível aos seis anos. A escrita tem o poder de materializar, faz com que a criança possa refletir sobre ela.
Nos disse ainda que não acredita em um único tipo de alfabetização, acredita que é uma mistura de vários métodos, um pouquinho do que deu certo em cada um, na sua realidade, na sua prática. Devemos observar como os efeitos de cada método de ensino fazem com que as crianças evoluam mais e assim formar a nossa prática docente para aquela turma.
Ao meu ver, cada professor se associa ao método da sua maneira. Cada um tem um olhar e uma compreensão do que é apresentado.
Nestes dois dias os conhecimentos debatidos e adquiridos foram muitos mas priorizei falar aqui sobre o professor Artur, por me encontrar no que apresentou, uma vez que meu TCC é sobre alfabetização, mas tem algo que foi muito marcante também.
Pela primeira vez, almoçamos no RU!
Foi uma comédia, me senti fazendo parte daqueles filmes americanos de escolas com seus bandeijões nos imensos refeitórios lotados de adolescentes.
Foi o máximo!!!

Um comentário:

biaguterres disse...

Eu diria que o SEMINÁRIO foi uma "lufada de ar fresco" neste calorão que se transformou o período de TCC. Adorei encontrar vocês!