sábado, julho 10, 2010

Sonhos...

Meu sonho para o futuro é tão grande que nunca havia escrito. Pareço à personagem do livro A bolsa amarela de Lygia Bojunga, em certos momentos este sonho é tão grande que fica difícil esconder dentro da minha bolsa ou de mim mesma. Meu sonho é mudar a educação neste país. É torná-la algo possível não para poucos, mas para muitos. É possibilitar á pessoas que vem de onde eu venho esta chance de crescer; crescer e ser percebido, crescer e ser.
Hoje, escrevendo este relatório de estágio, lembro claramente quando uma professora da escola em que fiz a Educação Básica nos disse que deveríamos participar da solenidade de formatura da oitava série; pois para a maioria seria a única formatura. Isso na época me marcou muito, pois eu pensava diferente dela, pensava que seria a primeira de muitas. Passado o tempo, fiz estágio na mesma escola e tive o prazer de reencontrá-la. Ela, claro nem lembrava quando eu mencionei o que havia me dito, mas para mim, foi uma vitória chegar naquela escola e dizer eu venci!
Imagino quantos assim como eu também lembram daquilo que ela nos disse, muitos eu encontro diariamente e sei que tiveram aquele fim que ela previa, mas outros graças á sonhos não.
Nossa profissão pode ser desvalorizada, cansativa, mas tem um poder que muitos não sabem utilizar, podemos ser renovadores, estimulantes de sonhos, ou destruidores dos mesmos. Quanta coisa podemos com um olhar, um incentivo, um acreditar.
Posso dizer que um dos meus sonhos se realiza no dia 25 de fevereiro, dia da nossa formatura e abre caminho para um próximo que esta a caminho, pós graduação.
Sinto-me uma vitoriosa, pois sei do valor que teve este estágio para mim e para meus alunos. Mesmo diante de tantas dificuldades estou aqui, escrevendo meu relatório de estágio, eu que passei o estágio inteiro sem acesso á Internet em um curso que é virtual, eu que ficava mendigando á um e a outro a chance de usar o bendito computador.
Meu sonho pode estar longe de ser realizado em sua íntegra, mas ele se realiza diariamente em minha mente, em meu desejo e vontade quando faço meus planejamentos e junto com meus alunos construímos nossa aprendizagem em sala de aula. Lá, percebi que a cada ano, com cada turma tenho buscado um pouquinho mais a realização deste sonho por uma boa e significativa educação.

Nenhum comentário: