segunda-feira, maio 24, 2010




Esta semana me bateu um pânico sobre a alfabetização dos alunos. Me dei conta que estamos em maio quase junho e fiquei com medo que meus alunos não consigam ler e escrever a tempo, até porque nunca fui professora de primeiro ano e isso está me apavorando um pouco.
Presenciei uma reunião em minha escola em que este assunto foi abordado. Percebi que todas tentam realizar este processo de aquisição da escrita de uma forma mais tradicional e estão meio curiosas digamos assim sobre a metodologia que estou aplicando. Estou com algumas dúvidas mas acredito que faça parte afinal é buscando as respostas que aprendemos mais e tenho tentado direcionar as minhas aulas pensando na realidade de meus alunos, e destes, alguns tem uma triste realidade.
Acho muito triste quando crianças chegam nas escolas, como alguns alunos que possuo, sem acesso à leitura. Isto porque são oriundos de famílias mal entendidas pelo sistema de ensino, que na maioria das vezes não sabem ler nem escrever e acabam permanecendo assim; nesta situação de exclusão.
Eu tenho poucas crianças, são exatamente 26 frequentando. A maior parte filhos de pais com baixa escolaridade e que tem pouco acesso o material escrito. Ensinar para estas crianças, que muitos consideram em partes condenada ao fracasso me desafia.
Claro, não tenho somente estes tipos de alunos, também possuo outras crianças, nascidas em ambientes em que livros, revistas e jornais circulam naturalmente e em que a leitura é valorizada e a escrita utilizada no dia-a-dia.
Tenho tentado adquirir melhor conhecimento teórico para embasar minha teoria, ter uma prática bem planejada e aplicada e muita dedicação, muita mesmo, minha família que o diga, mas o medo... Este medo de não conseguir, de não estar fazendo o correto tem me deixado angustiada. Ás vezes acordo a noite com uma idéia que acho ser importante trabalhar com meus alunos, levando e anoto para não esquecer. Minha cabeça tem viajado muito na busca pela qualidade. Por este motivo que até então não havia trabalhado com primeiro ano, não é moleza não!!!
Quero muito que meus alunos sigam na escola e na vida enfrentando dificuldades para fazer da leitura um meio de aprender, se informar, trabalhar e participar da sociedade em pé de igualdade.
Estão tendo contato com textos diversificados, até receitas trabalhamos esta semana, ouvem histórias diariamente contadas por mim, e uma vez a cada quinze dias pela bibliotecária. A utilização do material concreto tem sido realizada, já tive dificuldade em balancear a rotina, pois existem atividades que tem de ser realizadas com freqüência quase diária, mas agora estou dosando melhor o tempo e se não consigo dar conta de alguma delas num dia, compenso no outro; pois acredito que o importante seja dar continuidade.
Apesar do medo, sei que meus alunos vão aprender; afinal estou trabalhando muito para que isso aconteça.
Beijoquinhas e até a próxima semana!

Um comentário:

mauranunes.com disse...

O medo é natural, pois é um caminho novo e desafiador para ti. Mas percebo que estás confiante sim! Estás preocupada e dedicada ao desenvolvimento e formação geral de teus alunos, isso por si só já faz a diferença, demonstrando teu comprometimento com cada um deles, e com tuas metas. Bjs, Maura -tutora do SI