segunda-feira, outubro 19, 2009

Inclusão de crianças com deficiência auditiva na sala de aula regular



Pensando ainda sobre a inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi e ainda é muito polêmica, mas hoje em dia a minha visão mudou e muito devido aos esclarecimentos que o PEAD tem possibilitado e acredito que ocorra o mesmo com todos professores que também tiverem esta possibilidade. Então acredito que o caminha tem que ser por aí, instruir os educadores para estes promoverem uma educação com qualidade e com menbos preconceito.
As escolas de ensino regular não tem estrutura para implementar as regras que devem ser cumpridas. Para uma educação de qualidade a criança com deficiência auditiva deve ter disponibilizado outros recursos diferenciados para que consigam desenvolver as habilidades necessárias para seu pleno desenvolvimento.
A família é essencial para que esta inclusão seja feita com mais tranquilidade e para que o professor e a escola em geral conheça um pouco mais deste aluno e de seu histórico e especificidades.
As entidades devem dar apoio didático, pára isto a escola deve procurar auxílios que facilitem o aprendizado destes alunos.
O governo devce disponibilizarum intérprete, materiais apropriados e uma sala multidisciplinar. Assim como dar assistência aos educadores com cursos de libras para os professores.
Fonte: www.ne.org.br

Um comentário:

Simone disse...

Olá Cris!
Que bom que as interdisciplinas do PEAD têm te ajudado a refletir sobre a inclusão. Vivenciar na prática as teorias discutidas dá mais sentido para a aprendizagem, não é?
Referes que as escolas de ensino regular não tem estrutura para implementar as regras que devem ser cumpridas. A que regras te referes?
Um abraço, Simone - Tutora sede