quinta-feira, outubro 15, 2009




Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado no Brasil em outubro, porque nesse mês, no ano de 1827, D. Pedro I propôs a criação das escolas primárias no país. No entanto, o documento se oficializou somente em 15 de outubro de 1933, e a data comemorativa só em 14/10/1963, com o decreto nº. 52.682.


A partir dessa data, o sistema educacional brasileiro sofreu muitas modificações, geradas pelas graves crises da nossa economia, pelos regimes políticos que se sucederam, pelos arrochos salariais, em todas as categorias profissionais, tendo como conseqüência a queda do nível da qualidade do ensino, porque atingiu principalmente a carreira do(a) professor(a) formador do pensamento da sociedade.

Estudos realizados em diversos países do mundo têm demonstrado que os professores estão sempre sujeitos a um profundo estresse, que abala sua saúde mental continuamente. Hoje, esse estresse já é reconhecido pelos organismos internacionais como "enfermidade profissional", cujos efeitos repercutem na sala de aula. É considerado não um fenômeno isolado, mas um fator de risco dessa profissão. No Brasil, a situação ainda é pior para o(a) professor(a), em razão das péssimas condições de trabalho.
Mas hoje, ao menos hoje deixemos de lado todas estas frustrações que o nosso salário provoca e saudamos este merecido dia pois o trabalho daquele que ensina é complexo, e, mais ainda se como profissionais, pretendemos uma adaptação constante da escola ao mundo, insuflando a prática docente de um ar de atualização, assim como vivenciamos diariamente no PEAD.
" Certas pessoas tem o dom de dar ás pequenas coisas grandes significados.
São como o sol, a chuva, as estações, forças da natureza incentivando com seu exemplo e dedicação o que de melhor existe dentro da gente; assim como você professor!"

Informações teóricas http://quiosqueazul.blogspot.com

Um comentário:

Simone disse...

Olá Cris!!
Hoje é um ótimo dia para cada professor refletir sobre a sua prática e suas motivações e para muitas comemorações também! Parabéns pelo dia do professor!!!!
Um abraço, Simone - Tutora sede