terça-feira, junho 23, 2009

Violência?!

Esta semana estava escrevendo sobre violência no meu trabalho de psicologia e parei para pensar em uma das maiores violências que acontecem em nossas escolas e que passam despercebidas algumas vezes; o fracasso escolar!
Temos os indícios claros desta situação, convivemos com os sintomas mais gritantes como os alunos que não aprendem e apenas pensamos. Pensamos no que fazer, em que solução deve ser tomada, em quais medidas mais eficazes, mas parece não sair disto. Parece que a educação está parada, estagnada. Mesmo nós, professores, que temos a turma toda como parâmetro e podemos analisar melhor esta situação, não temos na maioria das vezes qualificação suficiente para fazer isto. Não conseguimos muitas vezes nem analisar onde estamos falhando em nosso fazer pedagógico.
Existe um outro olhar também sobre este foco, pois como pode um professor carregar tantas atribuições sozinho, se temos uma realidade em que nossos alunos chegam nas salas de aula com todas as dificuldades herdadas do seu meio familiar e social; o desemprego dos pais, a negligência que sofrem, o excesso de problemas que enfrentam...
O aluno, sempre será reflexo do seu meio familiar,seu vocabulário, suas ações exteriorizam o que ele vive em casa ou em seu meio mais próximo.
Acredito que devemos abrir espaço para pensarmos juntos e analisarmos através do diálogo as medidas a serem tomadas ao invés das práticas aplicadas e que estamos vendo não surtirem efeito. Nosso papel, é duro mas útil á toda uma sociedade que não está mais sabendo como impor limites e saber cobrá-lo, com um olhar e palavras que transmitem o que temos de melhor:
A voz que sai de nossos corações!

Nenhum comentário: