segunda-feira, maio 25, 2009

Dia 29/05 -sexta- feira sala 211, anexo 1
15:30h- 16:00h- Questões simples podem render bons Projetos de aprendizagem-
Cristina Coelho

É com imensa alegria e satisfação que venho comunicar que neste dia, hora e local, estarei apresentando juntamente com a minha colega Camila Silva, o relato sobre a construção do nosso PA.
Este evento, de grande importância estadual, envolve as atividades de um Congresso Científico e o processo de acompanhamento e avaliação dos trabalhos.
Essa importante participação é resultado de nosso esforço, assim como de nossa orientadora Beatriz e professores de modo geral; preocupados em desenvolverem e comunicar suas investigações. Este processo vem trazendo ganhos de conhecimento para a comunidade acadêmica e para os docentes que participam desta experiência através desta rede de conhecimentos e de experiência para os pesquisadores, que compartilham suas idéias com os demais estudiosos de pedagogia.
QUESTÕES SIMPLES PODEM RENDER BONS PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Camila Lima Thomaz Silva camila.pead@gmail.com
Cristina Coelho criscoelhoeber@yahoo.com.br
Professor Orientador: Beatriz Corso Magdalena
Professor co-orientador: Iris Elisabeth Tempel Costa

Introdução

O Projeto de Aprendizagem (PA) sobre “POMBO CORREIO”1 é decorrente da proposta lançada pela Interdisciplina Seminário Integrador V do Curso EAD em Pedagogia da UFRGS. Este projeto iniciou com o desafio de lançarmos questões que expressassem interesses reais acerca de algo que não sabíamos.
O principal objetivo do trabalho era aprofundar nossos conhecimentos partindo de uma curiosidade proveniente do próprio grupo em questão, utilizando os variados recursos virtuais desenvolvidos ao longo do curso.
Levantada a questão “O que faz o pombo correio encontrar o caminho de destino da mensagem?” fizemos o levantamento de certezas e dúvidas. A questão parecia bem simples, mas possibilitou a formação de um conjunto de conhecimentos que já tínhamos (nossas certezas) com dúvidas que se derivaram da questão principal ou surgiram pela identificação de falhas de conhecimento.
Material e métodos
Foram utilizados recursos das tecnologias digitais para facilitar a busca da informação e a construção da possível resposta. Ainda foram utilizadas outras ferramentas, como entrevistas, reportagens, entre outros. Os resultados foram apresentados tanto em hipertexto de autoria como em mapas conceituais. Acreditamos que as ferramentas utilizadas no desenvolvimento do projeto instigaram a busca do próprio conhecimento. Em relação às Dúvidas e Certezas, tentamos esclarecê-las na mesma página de uma forma mais lúdica, onde bastava clicar para obter pergunta e resposta, ficando assim mais prático e objetivo para quem pesquisava.
O conhecimento construído foi todo construído em um wiki 2 aberto ao público, facilitando os comentários do orientador e dos colegas. Nele, foi criado um diário de acompanhamento do processo de desenvolvimento do PA, as nossas trocas e os reajustes que foram sendo feitos: o “Relatório das descobertas”.
Resultados e discussão

Acreditamos que tivemos um enorme crescimento mediado pela orientação da professora, uma vez que, ao visualizarmos as primeiras combinações, ficou evidente a falta de conhecimento cognitivo em relação ao assunto e tecnológico em relação às ferramentas.
Resolvemos pautar o Projeto de Aprendizagem sobre um vocabulário informal e bastante lúdico, onde as combinações feitas e o jogo de palavras oportunizaram uma pesquisa bastante dinâmica. No processo de desenvolvimento do projeto, a maioria das combinações e pesquisas foram realizadas virtualmente, tanto por e-mail quanto pelas trocas no próprio wiki. Podemos dizer que elas aconteceram, basicamente, na página “Relatório de Descobertas”. Salientamos, porém, que o engajamento do grupo foi determinante para que houvesse cumplicidade nas postagens. Todo o processo foi feito em conjunto. Nesse sentido, a interação e a troca de experiências foram de grande valia no que diz respeito a crescimento.
Vemos assim, a comprovação da excelência da metodologia de Projeto de Aprendizagem, pois de um assunto que não tem muita repercussão fizemos algo em que nos envolvemos plenamente. Além disto, este trabalho teve implicações nas nossas áreas cognitiva, social, afetiva e comportamental, pois trabalhamos de maneira muito comprometida com o Projeto, realizando-o com grande entusiasmo e prazer. Temos a certeza de que, quem lê nosso trabalho consegue perceber de forma clara e coerente o prazer que nos proporcionou a sua realização.
O maior conhecimento obtido foi o contato com esta maneira tão abrangente e compensadora de se trabalhar, além da excelente troca de conhecimento e trabalho integrador realizada pelas integrantes.
As construções de vários mapas conceituais foram revelando a construção e a apropriação do conhecimento de forma clara e didática. A forma de apresentação deu-se de maneira simples, mas bem elaborada.
Os resultados alcançados são positivos, mas não definitivos, uma vez que um Projeto de Aprendizagem de qualidade não deve encerrar no momento em que é sanada a lacuna de conhecimento expressa na questão inicial. Ele deve abrir novas possibilidades, novos rumo de pesquisa, fazendo com que o aprendiz estabeleça sua própria rede de conhecimento, desenvolvendo um trabalho integrado e interdisciplinar, num ambiente virtual de aprendizagem e de fácil acesso a todos os interessados.

Nenhum comentário: