sexta-feira, abril 17, 2009

Entre os muros da escola



Fui assistir ao filme Entre os Muros da Escola que ganhou a Palma de ouro em Cannes na estréia, mas ontem, resolvi assistir novamente, pois na data anterior eu havia ido com outras pessoas e não me detive como gostaria.

Sem dúvida estamos falando de uma nova referência no que diz respeito á discussões ligadas á educação. É impressionante como o filme que narra uma história referente á realidade de um outro país se assemelhe tanto com a nossa realidade.A disciplina, a autoridade, o desinteresse pelas aulas, a troca de insultos ocorridas dentro da sala de aula, as agressões, enfim, tudo que cerca o nosso dia dia. Achei que o filme nós dá subsídios para uma discussão construtiva neste tempo em que a educação está em evidência, além é claro de mostrar um pouco a nossa realidade que até então é pouco conhecida pela sociedade em geral.

Vendo o filme, lembrei de meus alunos atuais e antigos e não pude deixar de encontrar muita semelhança entre eles e suas atitudes. Até porque os personagens apresentados são característicoa das nossas escolas:

A turma dos bagunceiros, os problemas disciplinares, entre tantos. Quando será que iremos perceber e cobrar a imposição de limites?

Este é o grande mal da educação, a falta de limites ou até a distorção destes. Os jovens e as crianças estão sem referência, sem saber o que pode ou não pode. A cultura da permissividade fez com que tudo fosse normal, inclusive agredir pais, professores e por que não colegas?

Tudo parecia que iria transcorrer bem com o professor em questão, uma vez que este aplica a educação voltada para a realidade dos alunos, partindo desta para abrir as portas da curiosidade e assim valorizar todo e qualquer conhecimento adquirido, formulado ou previamente trazido.

Hoje assim como na escola em debate, não podemos mais nos contentarmos em apenas transmitir os conteúdos, mas sim,oferecer aos nossos alunos ferramentas necessárias para que cada aluno encontre o seu lugar na sociedade. Não podemos mais compactuar com a permissividade dos pais que ja´não conseguem colocar freios nas suas crianças. Isto tudo é claro sem adotarmos o autoritarismo pois só assim, resolveremos os problemas ao menos dentro dos muros da escola.

Nenhum comentário: