sábado, junho 14, 2008

Visita ao Planetário






Aproveitando as diversas dúvidas que surgiram de meus alunos em relação a disciplina de ciências e geografia em relação aos planetas resolvi levá-los até o Planetário. Percebi o grande interesse depois que realizei a atividade do Seminário Integrador ( Perguntas).



A visita aconteceu no dia 23 de maio, assistimos a apresentação:






Jornada no Sistema Solar






Uma nave imaginária leva os espectadores numa viagem de exploração pelos corpos celestesque compõem o nosso sistema solar. Sua posiçãona Via Láctea e a mais famosa queda de meteoritono Estado do RS, são apresentadas primeiramente.A partida é ambientada utilizando-se o áudio da contagemregressiva e do lançamento do segundo vôo do fogueteVLS-1, da Agência Espacial Brasileira. O primeiroastro a ser visitado é a Lua, relembrando-se o cenárioda caminhada inaugural no solo lunar, em 1969.São visitados, a seguir, os planetas interiores,descrevendo-se as suas principais características.Mergulha-se na direção do Sol, observam-se as manchase as protuberâncias solares. Depois, ruma-se para omisterioso planeta Marte, para Júpiter e as interessantesluas galileanas, assim como Saturno e os demais planetasgigantes. A viagem prossegue para as regiões maisdistantes do Sol.Tópicos: Sol, planetas e seus satélites,meteoróides (meteoros), asteróides, cometas, objetostransneptunianos e a Nuvem de Oort. Movimentos derotação e translação terrestre, as estações do anoe, ainda, as fases da Lua.


Nós, as professoras, estávamos muito ansiosas,pois os alunos tinham demonstrado interesse e falavam o tempo inteiro neste assunto. Na semana da apresentação mudaram o espetáculo que íamos assistir, mas valeu a pena, pois a apresentação que nos ofereceram falava sobre os planetas que faziam parte do sistema solar; conteúdo que estávamos trabalhando no semestre.


A experiência foi muito legal, todos ficaram admirados com todas as estrelas e com os planetas que parecem estar na nossa frente. Após a visitação, fizemos um trabalho para representar tudo que havíamos visto no espetáculo. Reproduzimos os planetas do sistema solar em EVA e colamos no papel cartaz preto, simbolizando o espaço.

Não preciso nem dizer que depois de tudo isto, as perguntas triplicaram!





Nenhum comentário: