sábado, abril 26, 2008

Que interessante...

Meus alunos adoraram desenvolver a atividade proposta pela disciplina de ciências na qual cada um deveria ilustrar as palavras propostas; algumas desconhecidas visualmente, outras conhecidas mas difíceis de serem postas no papel.

Achei muito interessante pelo fato de partirdo conhecimento deles, do que pensam e sabem sobre o que foi proposto.

Ao apresentar os trabalhos aos alunos, tive que adaptar a realidade deles e da nossa escola; recorri a colagem dos mesmos nas paredes, pois era nosso único recurso.

Aproveitei a deixa e utilizei a palavra planeta para desenvolver todo sistema solar. Parti do desenho de cada um, apresentado no quadro, para chegarmos a conclusão do que é um planeta, o que o difere de um satélite...

Não preciso nem dizer que eles se sentiram muito importantes neste processo, pois cada um queria falar mais do que havia feito no papel anteriormente. Frente á tanto interesse no projeto, vamos culminar nossa visita ao Planetário no dia 23/05 para assistir:



Missão Gea 58 min.

O comandante Procyon dá as boas-vindas aospassageiros: em poucos minutos a nave Geadeve partir. A nave é composta de aparelhos reais e mecanismos ficcionais. Ela pode viajarno espaço físico do Sistema Solar, mas podetambém reviver o passado viajando pelo tempodas fábulas. Orientada pelo grão-instrutorSírius, guardião da memória dos povos daTerra, a guia de bordo Canopus faz asapresentações aos passageiros. Personagense humanos reais vivem o mesmo desafio: decidirsobre o destino da nave. Assim como o de Gea,o destino da Terra também é desconhecido...Tópicos: formação do Sistema Solar;Sol; planetas; asteróides; cometas;satélites; Deuses da Mitologia ligadosaos planetas; Nuvem de Oort; mito de Caose Gaia; lenda grega da criação; conceito deGaia, segundo a ciência moderna.



Um comentário:

clique documental disse...

Cris, cheguei ao seu blog por meio de uma imagem.
Achei seu blog muito bom, sobretudo este post. Fiquei encantada. É como digo: para ensinar tem que ter o dom... ensinar é troca...
Parabéns!!!!!