sábado, julho 10, 2010

Sonhos...

Meu sonho para o futuro é tão grande que nunca havia escrito. Pareço à personagem do livro A bolsa amarela de Lygia Bojunga, em certos momentos este sonho é tão grande que fica difícil esconder dentro da minha bolsa ou de mim mesma. Meu sonho é mudar a educação neste país. É torná-la algo possível não para poucos, mas para muitos. É possibilitar á pessoas que vem de onde eu venho esta chance de crescer; crescer e ser percebido, crescer e ser.
Hoje, escrevendo este relatório de estágio, lembro claramente quando uma professora da escola em que fiz a Educação Básica nos disse que deveríamos participar da solenidade de formatura da oitava série; pois para a maioria seria a única formatura. Isso na época me marcou muito, pois eu pensava diferente dela, pensava que seria a primeira de muitas. Passado o tempo, fiz estágio na mesma escola e tive o prazer de reencontrá-la. Ela, claro nem lembrava quando eu mencionei o que havia me dito, mas para mim, foi uma vitória chegar naquela escola e dizer eu venci!
Imagino quantos assim como eu também lembram daquilo que ela nos disse, muitos eu encontro diariamente e sei que tiveram aquele fim que ela previa, mas outros graças á sonhos não.
Nossa profissão pode ser desvalorizada, cansativa, mas tem um poder que muitos não sabem utilizar, podemos ser renovadores, estimulantes de sonhos, ou destruidores dos mesmos. Quanta coisa podemos com um olhar, um incentivo, um acreditar.
Posso dizer que um dos meus sonhos se realiza no dia 25 de fevereiro, dia da nossa formatura e abre caminho para um próximo que esta a caminho, pós graduação.
Sinto-me uma vitoriosa, pois sei do valor que teve este estágio para mim e para meus alunos. Mesmo diante de tantas dificuldades estou aqui, escrevendo meu relatório de estágio, eu que passei o estágio inteiro sem acesso á Internet em um curso que é virtual, eu que ficava mendigando á um e a outro a chance de usar o bendito computador.
Meu sonho pode estar longe de ser realizado em sua íntegra, mas ele se realiza diariamente em minha mente, em meu desejo e vontade quando faço meus planejamentos e junto com meus alunos construímos nossa aprendizagem em sala de aula. Lá, percebi que a cada ano, com cada turma tenho buscado um pouquinho mais a realização deste sonho por uma boa e significativa educação.

segunda-feira, julho 05, 2010

Está chegando a hora...

Parece mentira, mas mais um semestre está se acabando e com ele chega a apresentação do Portfólio. Estou muito nervosa e preocupada, pois quero fazer tanto e não sei se o tempo será suficiente. Preparei uma apresentação muito bacana, ao meu ver é claro, mas o tempo...
Meu estágio foi ótimo para mim e meus alunos, não sei se foi como deveria ser no que diz respeito á teorias, mas aprendemos muito juntos e estamos aprendendo cada dia mais. Não que antes da arquitetura não estivéssemos aprendendo, mas agora é muito mais significativo, produtivo e lúdico.
Hoje, enquanto eles me auxiliavam na preparação da apresentação, tive vontade de levá-los comigo. Com certeza seria um show vê-los falar com tanta propriedade sobre o assunto. Me sinto tão orgulhosa!
No sábado consegui enfim pagar a minha Internet depois de quatro meses sem poder utilizá-la em casa. Muitas coisas poderiam ter sido melhoradas, muitas coisas poderiam ter sido diferente, mas não deu, as razões financeiras foram mais fortes. Deste semestre ficam muitas coisas importantes, mas uma se salienta mais ainda a certeza de que nossos alunos sabem muito e gostam de participar quando lhes damo abertura. Eles sabem os seus erros, sabem julgar, sabem premiar é incrível a criticidade que conseguem ter quando necessário. Nem tudo foi festa, no início pensei que nunca conseguiria organizar aquele tumulto, que não aprenderiam com tantos levantamentos de certezas prévias, mas depois...
Aproveito a oportunidade e deixo aqui um convite para quem quiser apreciar tudo de maravilhoso que meus alunos construíram; este link é o link do meu wiki, ou melhor, do nosso, meu e da turma 14. Sejam bem vindos!
http://cristinacoelhoestagio.pbworks.com/FrontPage

Reescrevendo meu Portfólio de Aprendizagens deste semestre, fiz algumas avaliaçoes, reflexões e entendi a colocação da professora quando disse que em meu trabalho tinha muito do construtivismo de Paulo Freire, e eu não havia citado nas minhas referências. É verdade, claro que eu sabia, já havia lido muitas e muitas coisas sobre ele mas na hora de colocar em meu trabalho não lembrei, não destaquei, não dei a importância que realmente tinha... Tenho muita dificuldade em trabalhar com datas, pensadores, nomes de livros, acho que não desenvolvi esta parte do raciocínio. (risos)
Acredito que esta forma de trabalhar com arquitetura, incentivam os alunos a entender seu papel na sociedade, quando desenvolve neles o senso crítico e avaliativo tanto de suas ações quanto do contexto em que está inserido. Sendo assim, o processo de alfabetização propriamente dito seguindo esses parâmetros,inicia com palavras conhecidas pelos alunos; assim como ocorreu em minha arquitetura, que partimos do que sabiam, o que pensavam e então, construímos ou desconstruímos para construir novamente.
Parei para pensar o por que não se trabalha utilizando arquiteturas normalmente nas escolas estaduais se dá tão certo, e ao longo do desenvolvimento desta, obtive a resposta:
Pelo trabalho que se tem.
Engana-se quem pensa que trabalhar partindo das questãoes trazidas pelos alunos é mais fácil, ao contrário o trabalho triplica, só que ao mesmo tempo, as aprendizagens também. Nestas últimas semanas até dormindo me vem uma idéia e eu levanto para anotar e não perder o pensamento. Claro que todo este meu esforço tem sido recompensado com as atitudes e resultados apresentados pelos meus alunos.
Meus alunos adquiriram uma autonomia invejável e uma colega até perguntou como eu conseguia trabalhar na bagunça. Mas toda construção, todo trabalho que envolve necessita de conversa, discussão, produção, costumo dizer para quem comenta que é uma bagunça organizada!
Tenho certeza de que me encontrei, consigo trabalhar da forma que gosto, com ludicidade e ao mesmo tempo desenvolver os mesmos conteúdos que minhas paralelas.
Que incrível!!! A educação fascina.

domingo, julho 04, 2010

A história da escrita



Este foi o convite para exposição da turma 14 que aconteceu no dia 1 de julho.
A exposição estava maravilhosa! Os pais deram a honra de sua presença e a entrega dos Portfólios de aprendizagens deixou todos muito contentes com o desenvolvimento de seus filhos.
Assim que os pais chegavam percorriam os trabalhos que estavam expostos na sala, guiados pelos alunos. Depois de todos terem apreciado, sentaram e eu passei o power point que havíamos realizado durante o período de estágio.
Fiquei muito realizada com a produção de minha turma, a presença dos pais e ainda mais pelo brilho dos alunos quando olharam a sala organizada com os seus trabalhos. Ficaram eufóricos e vibravam mostrando para suas famílias o que haviam produzido e de que parte da história aquele trabalho fazeia parte.
Durante a apresentação de slides, os pais eram só sorrisos e as crianças gritavam enlouquecidos quando apareciam no data show.
Tudo saiu melhor do que eu havia previsto, pois não imaginava que eles se emocionariam assim como eu quando vissem não a exposição, mas o caminho que percorremos neste período, o crescimento que tivemos, as angústias, os acertos, os erros. Muito mais do que uma exposição, tenho certeza de que a medida que íamos montando a sala com os trabalhos, na cabecinha deles também passava um flash de tudo que vivemos.
O Renan até comentou que ele adorou a escrita pictográfica, mas que não teria onde guardar tudo que fazemos em folhinhas se fosse naquela época. Todos caíram na gargalhada.
Sou muito grata por esta experiência proporcionada pelo PEAD, mais uma vez mudou não só as minhas aulas, mudou a minha visão como ser humano, minha experiência e com certeza me deixou mais confiante frente as mudanças.
Termino esta arquitetura, iniciando outra, ou melhor dando continuidade ao trabalho iniciado, mas muito mais feliz do que no início, muito mais fortalecida e confiante no processo.
Amanhã postarei as fotos da exposição pois estão na máquina da colega Beatriz. Não vejo a hora de ver como ficaram!
Este final de semana foi de lascar. Trabalhei sábado das 8 ás 20 horas e só pude refazer a minha arquitetura quando retornei.
Fiquei muito feliz por estar novamente com internet, isto ocorreu na sexta á noite e claro facilitou meu trabalho e muito. Só postei hoje, pois fiquei lendo, relendo, querendo encontrar coisas que ainda necessitavam, ser alteradas. Ás 17 horas do dia de hoje achei melhor postar, seja o que Deus quiser, pois acho que se eu conseguir expor ao menos metade de tudo o que vivenciei e aprendi já estará maravilhoso. Isto porque sei que foi uma experiência e tanto, uma construção que mudou muito minhas aulas e que trouxe excelentes resultados.
Agora, ao terminar de escrever no Blog, vou organizar a mionha apresentação; já tenho tudo em mente, só falta organizar tantos pensamentos.
Para quem irá presenciar, aguardem uma viagem fascinante!
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.
Jean Piaget