segunda-feira, junho 28, 2010

Passei este final de semana trabalhando no Portfólio de Aprendizagens, relendo as postagens, meu wiki e olhando o diário de classe. Isto fez com que eu percebesse não as aprendizagens dos alunos somente, mas o quanto eu cresci neste período e o quão significativas foram estas aprendizagens. Já pude perceber nesta semana que minha vida como educadora terá o antes e o depois no que se refere a trabalhar com arquiteturas. E olha que isto me dava muito medo!
Me dei conta também do quanto foram úteis as colocações da professora Denise quando pedia para eu anotar as falas dos alunos, os comentários e tudo que envolvesse o trabalho que estava sendo realizado.
Tenho que agradecer imensamente, pois isto fez com que ficasse mais fácil realizar este workshop. Escolhi apresentar a exposição dos meus alunos, tenho certeza que será um momento ímpar, pois estamos trabalhando nela á tempo e teve que ser adiada duas vezes o que aumentou e muito o interesse destes e a ansiedade por este momento.
Os convites já estão enviados, os Portfólios encadernados e o power point pronto.
Power point que me dá muito orgulho, pois foi realizado pelos alunos no laboratório de informática na última semana de estágio. Colocaremos expostos os trabalhos que realizamos em relação as pantominas e todas as atividades artesanais.
Os pais receberão as gravações em um cd de todas as fotos tiradas neste período juntamente com o power point, o Portfólio encadernado contendo as atividades escritas e os registros que fizemos neste processo.
Não há como negar que meus pensamentos só estão neste dia, cheguei a sonhar...
Aproveito este espaço para fazer alguns agradecimentos antecipados, pois não acabei esta etapa, mas cheios de carinho e admiração até porque estas pessoas me ajudaram e tornaram significativas minhas aprendizagens. Primeiramente a professora Denise a Eliane que foram sensacionais, de uma atenção e competência incríveis e depois á meus queridos alunos que toparam embarcar comigo nesta viagem pela história. Foi lindo ver nos olhinhos deles a curiosidade, o interesse a parceria.
Obrigado é pouco!!!

terça-feira, junho 22, 2010

Aprendizagens sobre o estágio...

Durante o estágio desenvolvi com meus alunos uma arquitetura de questões de aprendizagens, onde trabalhamos sobre a história da escrita e todos os assuntos que fazem parte desta história e chegamos á algumas conclusões e aprendizagens.
A escrita não é recente, ela surgiu há milhões de anos a.C., os povos da pré história não tinham nenhuma escrita alfabética, mas tinham várias formas de registrar, comunicar e conhecer através de gestos, sinais, marcas e desenho. Porém ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo a padronizaçãodas representações gráficas.
A escrita foi propriamente elaborada e criada na Suméria há cerca de cinco mil anos. Surgiu pela necessidade de comunicação que as pessoas tinham e tem até os dias de hoje.
Naquela época, a escrita começou a ser feita em tabletes de barro, ou seja, em pequenos bloquinhos de barros. Mais tarde, usou-se também madeira, metal, e muitas maneiras de escrever em vários pontos do mundo, de acordo com a língua falada em cada região. Como as línguas eram diferentes, apareceram formas de escrever bem variada.
Na China e no Egito também se desenvolveram sistemas de escrita muito importantes no mesmo tempo que na Suméria, mas um sem saber da existência do outro, uma vez que não existia comunicação naquela época.
Nas pirâmides, as paredes internas eram repletas de textos que falavam sobre a vida dos faraós, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamada papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para escrever.
Todos os sistemas que vieram depois vieram de um destes quatro primeiros. Mas logo vieram as dificuldades, pois os desenhos utilizados muitas vezes não mais eram suficientes para escreverem tudo o que queriam então, com o grande número de povos e as conquistas, a escrita cada vez mais, veio se tornando uma necessidade para as civilizações. Então passaram a criar símbolos para poderem representar as coisas, cada vez mais, esses símbolos foram sofrendo modificações. Tiveram que começar a combinar os símbolos e por fim os sons.
Surgiu então uma maneira de escrever na qual eram observados sons da fala.
Juntando os sons, temos unidades chamadas sílabas ou as vogais e as consoantes separadamente, conforme a língua. Esse tipo de escrita que representa separadamente as vogais e as consoantes é chamado de alfabeto.
Até o alfabeto ser inventado, passaram-se 1800 anos na história da escrita.
No fim da idade média, o alfabeto latino começou a ser usado para escrever várias línguas, como o português, o francês, o espanhol e o italiano. Esse alfabeto mostrou-se tão interessante, útil e prático que hoje em dia todas as línguas do mundo podem ser escritas com este sistema.
Sem dúvidas, a escrita foi um dos principais instrumentos para a grande evolução da humanidade, devido ao grande de sociedade, surge essa necessidade de comunicação

segunda-feira, junho 21, 2010

Paleotoca



Esta semana foi utilizada para completar os quatro dias que haviam ficado faltando devido aos dois lutos que aconteceram na minha escola e também aos dias do feriadão. Aproveitei para realizar várias atividades que haviam ficado pendentes, e as que necessitavam de melhor desenvolvimento.
Ainda na sexta feira, mesmo não fazendo mais parte oficialmente dos dias do estágio, utilizei para realizarmos mais uma vez a atividade de amarelinha no pátio da escola. Usamos os pedaços de carvão que haviam sobrado e a grande vontade de todos, posso até dizer que foi a atividade física mais apreciada pela turma!
Na busca por um local para desenharmos no pátio da escola, os alunos encontraram um buraco de tatu e na mesma hora a Camila gritou para os demais que era uma caverna.
O Diogo falou que poderia haver dinossauros, gritaram fizeram a maior festa e foi difícil conter a euforia. Acostumados com as fotografias, queriam que eu pegasse a máquina para tirarmos uma foto, mas como eu já havia devolvido para minha colega não pude realizar o desejo deles.
A Yéssica disse que era uma caverna misteriosa e que a mãe dela havia trazido para ela uma folha da Zero Hora que falava sobre o mesmo assunto. Pedi á ela para trazer para que todos pudessem ler. No dia seguinte lá estava ela animada com o recorte na mão, juro que eu havia até duvidado, mas era verdade. Isso me deixou muito feliz por vários motivos, um deles é por uma mãe de aluna ter lido, associado ao que estamos trabalhando e ter trazido para filha, outro é devido ao fato deste assunto ainda estar gerando neles tanto interesse e espírito investigativo. Que coisa maravilhosa!
Resolvi abraçar a causa e fomos pesquisar este assunto.
Na Zero Hora, se tratava de uma Paleotoca, que são buracos escavados por animais que existiam a milhares de anos, mas já não existem mais. Geralmente utilizavam estes lugares como abrigos, assim como fazem hoje os tatus. Esta paleotoca á que a Yéssica se referia foi encontrada no Boqueirão do Leão, os pesquisadores descobriram esta toca com 37 metros de comprimento.
A nossa misteriosa caverna não era tão grande, nem parecia estar sendo habitada á muito tempo, mas claro, não sabemos, iremos observar e ver o que podemos descobrir sobre ela. A pedido do Eduardo, medimos o tamanho para comparar com a paleotoca trazida na reportagem da colega. Utilizando uma régua, descobrimos que ela tem um metro e quinze centímetros de profundidade e a largura é de quarenta e sete centímetros.
Encontramos este buraco de tatu, devido á parte do muro que esta sendo derrubado para arrumação; este muro é exatamente na divisa com o Arroio Feijó que passa atrás da nossa escola e devido á esta proximidade, a umidade esta fazendo com que o muro desabe.
Mesmo tendo concluído oficialmente o estágio, achei importante narrar este fato, pois tenho certeza de que não somente o assunto, mas a forma de desenvolver este assunto criou um desejo investigativo que terá que continuar sendo trabalhado. A possibilidade de descobrir, testar, dar a sua opinião, comprovar e participar acima de tudo faz com que os alunos queiram e questionem cada vez mais. Desenhamos o tatu, fomos á sala de informática descobrir o que é uma paleotoca, e continuaremos é claro, pois as idéias e pedidos já estão enormes e animadíssimos!

quarta-feira, junho 16, 2010

A semana que transcorreu foi muito especial, pois á tempos eu queria realizar com meus alunos uma produção textual coletiva sobre nossas aprendizagens registrando no wiki, mas como o tempo era sempre apertado ficava para depois; finalmente esta semana aconteceu!
Toda produção foi feita pelos alunos, com o meu registro e organização das idéias e no título, fizemos até votação para não deixar ninguém chateado, foi incrível.

As letrinhas
(Título sugerido pelo Diogo e aprovado pela maioria)

As letras começaram a aparecer ainda no tempo das cavernas, aquele tempo que tinham os dinossauros, até o Rex. Era tudo muito perigoso, então os homens queriam avisar aos outros destes perigos, de onde tinha tatu para caçarem, comida e onde eles moravam. Por isso escreviam nas paredes das cavernas uns desenhos que foram se transformando letras com o tempo, pois naquela época não tinha telefone sabiam?
Para escrever nas paredes eles usavam carvão que queimavam as madeiras e elas ficavam pretas, boas para escrever. Também escreviam com uma tinta que faziam com o sangue dos animais e gordura. Muito legal.
Com o tempo os homens escreveram na argila, mas não era nesta que tem nas lojas para vender, pois não haviam lojas, eles tiravam do chão e faziam umas plaquinhas, não usavam lápis, pegavam pauzinhos para marcar a argila que é um tipo de barro.
Eles usavam estas coisas estranhas para escreverem pois não existia os cadernos, nem os papéis. Quem inventou o primeiro tipo de papel foram os egípcios, deram o nome de papiro, parece com o filtro de fazer café preto, mas não é.
Assim, as letras foram sendo inventadas, então em cada lugar umas pessoas faziam letras diferentes, chineses, árabes, egípcios, muitos que nem lembramos todos.
Assim as letrinhas foram melhorando agora estão assim:
a-b-c-d-e-f-g-h-j-k-l-m-n-o-p-q-r-s-t-u-v-y-w-x-z

Para produzir este texto, utilizamos praticamente a semana inteira, primeiro eu anotava o maior número de idéias possíveis, depois ia descartando com eles algumas coisas, e olha que não queriam abrir mão de nada. Que loucura estes debates. Depois eu lia para eles o que havia permanecido e fazia algumas modificações conforme o desejo destes meus lindos escritores.
Outro aspecto que foi muito marcante nesta semana foram às visitas ao laboratório, me dei o luxo de utilizá-lo três vezes para pesquisarmos sobre a escrita e poderem ver outras informações sem ser as que eu levava para sala de aula. Alguns alunos conseguiram associar muitas informações ás aprendizagens que já havíamos construído, outros disseram:
_ Olha sora, estão ter imitando!
Adorarm ver que o mesmo alfabeto e a trilha de numerais que temos na parede da sala estão no teclado, só isso já foi um enriquecimento e tanto nos nossos trabalhos!
Esta semana, partindo do tão idolatrado dinossauro, começamos a criação de um bichionário, aproveitando o alfabeto criado por eles. Colamos ali os desenhos de cada animal que ia sendo conhecido, construímos no bloco o nome do animal com letras de revistas, e associamos as iniciais de palavras já estudadas que tinham as mesmas iniciais, mas claro, não conseguimos acabar, é um trabalho que será continuado ao longo deste trimestre, pois é bastante extenso e complexo.
O trabalho com as formas geométricas foi muito rico, porém não pode ser desenvolvido da forma como eu queria, mais detalhado, então decidi que darei prosseguimento nestas atividades.
Me dei conta que na próxima semana acaba o período de estágio e eu ainda tenho tanta coisa para fazer...
Eu estava tão temerosa e acabei me apaixonando por esta história toda que criei para motivar as crianças, chego a ficar eufórica quando sento na frente do computador para planejar o qual o planejamento mais adequado são tantas idéias que mal consigo por em prática. Talvez eu viaje demais, ou talvez eu tenha mesmo dado a sorte grande e escolhido um assunto muito bacana e envolvente.
Percebo que cada dia mais meus alunos estão desenvolvendo habilidades que demonstram seu crescimento cognitivo, mas nenhuma delas se compara com o fato de estarem a cada dia, mais críticos e seletivos, tanto nos seus questionamentos e no que querem aprender.
Olhando esta trajetória, percebo o quanto eu cresci neste período, o quanto tudo isto está me tornando uma professora e pessoa melhor.