quinta-feira, novembro 12, 2009

Sobre métodos...




Lendo o texto disponibilizado pela interdisciplina Linguagem e educação; Não há como alfabetizar sem método? de Iole Maria Faviero Trindade; comecei a refletir sobre a questão e acredito que a forma não é o mais importante, pois alguns, pelo que entendo, defendem que se deve iniciar com a mínima unidade escrita que tem significado, que é a palavra ou frase. Outros tantos, argumentam que a unidade básica é o som perceptível a sílaba. Outros por sua vez sustentam que tudo começa com o fonema, que dá a base para representação de cada letra.Todos tem uma série de conceitos básicos que fundamentam sua concepção, então acredito que não devemos procurar pelo bom método para ler e escrever.
A aprendizagem da leitura e da escrita não é mecânica, sem significação, mas um processo de construção que requer exatemente isto que faço agora: reflexão!
A leitura não deve ser mero deciframento deve fazer sentido, estar envolvida na construção feita pela criança. Não adianta a criança estar no mundo da escrita se ela não interage com este. Neste processo, o erro é algo que faz parte do processo e mais, serve para que o professor auxilie o aluno a criar novas hipóteses.
Nós, professores, temos que sistematizar, organizar e conduzir as idéias que os alunos trazem para sala de aula e outras tantas que são criadas neste espaço. Sempre buscando estabelecer relações, pois para haver aprendizagem é fundamental que exista compreensão.