quinta-feira, outubro 22, 2009

Planejamento o grande investimento



" Se planejarmos para um ano, devemos plantar cereais;
Se planejarmos para uma década devemos plantar árvores;
Se planejarmos para toda vida, devemos treinar e educar o homem."
(Autor desconhecido)

A escola precisa interagir com a sociedade, desenvolver a relação com a comunidade de modo geral, alunos professores, funcionários e famílias. Pois quando isso não ocorre alguém faz por ela este papel. Este é o principal motivo de tantos jovens estarem envolvidos com drogas ou mergulhados no mundo da televisão.
Precisamos pensar o nosso planejamento, ou melhor, repensá-lo como algo que deve proporcionar entretenimento, prazer, encantamento e alegria. Acredito que os professores precisam levar a imagem para dentro da sala de aula, assim, conseguiremos educar o olhar crítico dos nossao alunos, e estes por sua vez, saberão selecionar o que é ou não importante e válido para seu crescimento pessoal.
Estão faltando paradigmas em nossos planejamentos,referências, a transmissão de valores de uma maneira sadia, capaz de tornar os jovens sujeitos, protagonistas. Acho que esta falta de parâmetros quando totalmente nulos, acabam deixando os estudantes perdidos, sem compreender o que vê á sua volta, sem fazer parte daquela aprendizagem e nem ver sentido no que esta sendo desenvolvido ou pretendido.
Precisamos fugir da improvisação, estabelecendo nosssos objetivos, conteúdos e estratégias para que nossas aulas sejam de interesse cada vez maiores e mais amplos de nossos alunos.
Quem planeja, domina as atividades em sala de aula, sabe onde quer chegar e quais os meios necessários para alcançar estes objetivos. Sabendo planejar, fazemos uma boa e correta avaliação de nossos alunos e de nosso próprio desempenho.
Um planejamento de qualidade, facilita o acompanhamento da aprendizagem, a observação da interação dos alunos e das intervenções necessárias ao longo do percurso.

segunda-feira, outubro 19, 2009

Inclusão de crianças com deficiência auditiva na sala de aula regular



Pensando ainda sobre a inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi e ainda é muito polêmica, mas hoje em dia a minha visão mudou e muito devido aos esclarecimentos que o PEAD tem possibilitado e acredito que ocorra o mesmo com todos professores que também tiverem esta possibilidade. Então acredito que o caminha tem que ser por aí, instruir os educadores para estes promoverem uma educação com qualidade e com menbos preconceito.
As escolas de ensino regular não tem estrutura para implementar as regras que devem ser cumpridas. Para uma educação de qualidade a criança com deficiência auditiva deve ter disponibilizado outros recursos diferenciados para que consigam desenvolver as habilidades necessárias para seu pleno desenvolvimento.
A família é essencial para que esta inclusão seja feita com mais tranquilidade e para que o professor e a escola em geral conheça um pouco mais deste aluno e de seu histórico e especificidades.
As entidades devem dar apoio didático, pára isto a escola deve procurar auxílios que facilitem o aprendizado destes alunos.
O governo devce disponibilizarum intérprete, materiais apropriados e uma sala multidisciplinar. Assim como dar assistência aos educadores com cursos de libras para os professores.
Fonte: www.ne.org.br

sábado, outubro 17, 2009

Nossa produção!


Esses foram os resultados das nossas produções!

Falar com as mãos, será que consigo?



Olá pessoal, hoje por incrível que pareça é o primeiro sábado do ano que não preciso trabalhar e estou acordada cedinho só para escrever no Blog em relação á algo que ocorreu ontem e mudou algumas coisas em minha cabeça.
Ainda nesta semana eu escrevi em um de meus trabalhos de Língua Brasileira de sinais- Libras; que achava que nunca iria conseguir entender nem me comunicar através desta lingua. Mas como a vida nos prega cada peça, aqui estou eu para dizer o contrário, que tudo é possível quando existe o desejo de comunicação!
Fora da escola, dou algumas aulas de artesanato para pessoas de comunidades carentes. Ontem trabalhei no bairro Bom Jesus. Ensino a fazer bonecas de EVA, e para isso as aulas tem que ter uma sequência e os alunos tem que prestar muita atenção nas explicações para compreender o processo que na maioria das vezes não é nada fácil. Bom, ontem uma aluno chegou animadíssima e trouxe consigo sua vizinha. Logo que me viu, correu em minha direção e disse:
-Sora quero que conheça uma pessoa muito legal, vem.
Assim que chegamos até sua vizinha, eu estendi e mão e cumprimentei a mesma, para minha surpresa a menina disse, sora ela é surda e veio para fazer a tua aula. Confesso que na hora me deu um grande pânico, pois queria dizere para ela que não daria para fazer a aula pois eu não sei falar através de libras e nem tenho intérprete para me auxiliar, mas o grande sorriso da menina e o balanço da cabeça confirmando o que a outra dizia me deixaram sem palavras. Acomodei elas em uma mesa e comecei as explicações orais. A medida que eu ia falando, percebi que ela não tirava os olhos de mim, um único minuto e o melhor, a medida que eu ia dando as instruções para turma e mostrando os materiais, ela pegava os mesmos, molhava para eles e cuidava meus movimentos,, repetindo com grande exatidão o que eu fazia.
Tenho certeza de que isso é coisa divina, pois eu que me julgava totalmente incapaz, estava ali, interagindo com uma aluna surda que ao meu ver e de minhas colegas estava superando muito mais as dificuldades que minhas alunas ditas ouvintes.
Assim que conclui as explicações iniciais procurei ficar mais na mesa dela, pegando os materiais e fazendo junto com ela as peças para que compreendesse o processo. Seguidamente ela me olhava e me dava um sorriso, que penetrava dentro de mim de tal forma que me deu muita vontade de chorar. Eu entendia apenas naquele sorriso que era um agradecimento, uma grande felicidade por aquilo que estava aprendendo. Ela olhava dentyro de meus olhos e seus olhos brilhavam, parecia que enxergava meus pensamentos e entendia que eu também estava muito feliz por tê-la ali, e estar vivendo aquele momento.
Tentei me apresentar para ela como havíamos feito na aula presencial de libras, acho que não fiz muito bem, então ela repetiu pausadamente os movimentos que eu havia feito meio escandalosamente e esperou que eu fizesse o mesmo. Então fez um sinal de positivo para mim com o dedo e tentou fazer com que eu entedesseo nome dela. Eu já sabia pois minha aluna havia dito; mas mesmo assim, repeti os movimentos e ela riu quando me atrapalhei fazendo o F de Fernanda.
Espero que ela venha na próxima aula, pois gostar, tenho certeza que gostou, entendi isso melhor do que se tivesse me dito.
Nem acredito que este preconceito saiu de minha vida, que este assunto tão polêmico tenha me direcionado para um outro caminho, o caminho da curiosidade, da aprendizagem; pois confesso que ao chegar em casa fiquei grudada no material que a professora tinha nos dado e entrando nos sites que as gurias sugeriram. Isto, já pensando na proxima aula, em me comunicar com ela.
Fiquei imaginando em uma sala de aula esse caso, sei que nem se compara e que eu não poderia dar a mesma assistência á ela, pois tenho 42 alunos e seria quase que impossível perceber tantas coisa com esse número excessivo, mas aí veio uma dúvida, como fazer então?
Bom vou ficando por aqui e com a certeza de que esta postagem terá continuidade, pois terei que entender este processo. Volto assim que formar alguma idéia,um excelente final de semana á todos desta professora realizada!!!

quinta-feira, outubro 15, 2009




Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado no Brasil em outubro, porque nesse mês, no ano de 1827, D. Pedro I propôs a criação das escolas primárias no país. No entanto, o documento se oficializou somente em 15 de outubro de 1933, e a data comemorativa só em 14/10/1963, com o decreto nº. 52.682.


A partir dessa data, o sistema educacional brasileiro sofreu muitas modificações, geradas pelas graves crises da nossa economia, pelos regimes políticos que se sucederam, pelos arrochos salariais, em todas as categorias profissionais, tendo como conseqüência a queda do nível da qualidade do ensino, porque atingiu principalmente a carreira do(a) professor(a) formador do pensamento da sociedade.

Estudos realizados em diversos países do mundo têm demonstrado que os professores estão sempre sujeitos a um profundo estresse, que abala sua saúde mental continuamente. Hoje, esse estresse já é reconhecido pelos organismos internacionais como "enfermidade profissional", cujos efeitos repercutem na sala de aula. É considerado não um fenômeno isolado, mas um fator de risco dessa profissão. No Brasil, a situação ainda é pior para o(a) professor(a), em razão das péssimas condições de trabalho.
Mas hoje, ao menos hoje deixemos de lado todas estas frustrações que o nosso salário provoca e saudamos este merecido dia pois o trabalho daquele que ensina é complexo, e, mais ainda se como profissionais, pretendemos uma adaptação constante da escola ao mundo, insuflando a prática docente de um ar de atualização, assim como vivenciamos diariamente no PEAD.
" Certas pessoas tem o dom de dar ás pequenas coisas grandes significados.
São como o sol, a chuva, as estações, forças da natureza incentivando com seu exemplo e dedicação o que de melhor existe dentro da gente; assim como você professor!"

Informações teóricas http://quiosqueazul.blogspot.com

Feliz dia do professor!!!

terça-feira, outubro 13, 2009

Planejar...






Em minha escola estamos trabalhando á bastante tempo com projetos, confesso que não foi novidade para mim, pois desde que me formei no magistério adotei esta metodologia que acho muito rica.
Quando minha escola decidiu trabalhar assim fiquei muito feliz, pois a maior vantagem do planejamento coletivo é que gera uma integração maior do trabalho dos docentes, assim comop um grande crescimento nas aulas de todos.
Hoje sei avaliar meu trabalho regularmente assim como o dos alunos e assim ver o que não está bom, o que pode melhorar, etc...
O planejamento nos possibilita pensar mais sobre conteúdos, objetivos e procedimentos; as decisões por sua vez são mais demoradas, mas acredito que este debate é proveitoso, pois amadurece muitos assuntos em nossa mente.
Quando se trabalha com planejamento, temos que ter revisão constante, avaliando e analisando o aproveitamento dos alunos, um interesse especial por determinado conteúdo e se a aprendizagem realmente provocou mudanças de comportamento.
Acredito que temos que ter sempre em mente aquilo que Aristóteles já dizia:
" A educação é um caminho para vida pública"
Pensando assim, nada mais justo do que darmos subsídios para esta educação pública através de planejamentos, projetos e pesquisa popular.