sábado, agosto 29, 2009

Linguagem e Educação


Letramento e alfabetização!!!


“... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa”. (Emília Ferreiro).

Na última quarta feira, dia 26/06/2009, iniciamos a interdisciplina de Linguagem e Educação, nesta tivemos o prazer de conhecer a professora Darlize e iniciar com ela juntamente com as nossas tutoras um debate muito proveitoso sobre alfabetizar ou não na Educação Infantil.
A idéia de que as crianças dessa idade tem só que brincar na escola para quando mais velha ser alfabetizada,não coincide com o mundo real, pois já foi comprovado que muitas crianças dessa faixa etária se alfabetizam quando tem contato bastante frequente com as práticas de leitura e escrita, inclusive em situações não escolares. Por isso é tão importante aproximar os pequenos desde a Educação Infantil, de livros e de outros tipos de material escrito, além de fazê-los entrar em contato com o próprio nome e o dos amigos a fim de que aprendam a reconhecê-los e escrevê-los.
A contação de histórias é outra prática válida para alfabetização inicial porque influencia positivamente no processo de aquisição da escrita. Nenhuma destas práticas impede as crianças de brincar e todas contribuem para que já ao fim da Educação Infantil elas estejam imersas na cultura escrita e o melhor; sem ser torturante para a criança em questão.
Em turmas que têm acesso à cultura escrita, a alfabetização ocorre mais facilmente. Por observar os adultos, ouvir historinhas contadas pelos pais e brincar de ler e escrever, algumas crianças chegam à Educação Infantil em fases avançadas. Por isso,acredito que oferecer acesso ao mundo escrito desde cedo é uma forma de amenizar as diferenças sociais e econômicas que abrem um abismo entre a qualidade da escolarização de crianças ricas e pobres.
Canções, poesias e parlendas são úteis para se chegar à incrível mágica de fazer a criança ler sem saber ler.
Ao mostrar vários gêneros, você permite à criança conhecer os aspectos de cada um e as pistas que trazem sobre o conteúdo. Assim, ela é capaz de antecipar o que virá no texto, contribuindo para a qualidade da leitura.