sexta-feira, maio 29, 2009

Salão de Iniciação Científica

Hoje é um dia muito especial para o nosso pombal! Estaremos presentes no Salão de Iniciação Científica. E para isto nesta semana fomos té a UFRGS para que o Thor se familiarizar com a universidade.
Quase não retorna mais de tão empolgado que ficou no bar do Antônio.
Fica aqui o convite, estaremos na sala 211 às 15:30
Como questões simples podem render bons projetos de aprendizagem!

segunda-feira, maio 25, 2009

Dia 29/05 -sexta- feira sala 211, anexo 1
15:30h- 16:00h- Questões simples podem render bons Projetos de aprendizagem-
Cristina Coelho

É com imensa alegria e satisfação que venho comunicar que neste dia, hora e local, estarei apresentando juntamente com a minha colega Camila Silva, o relato sobre a construção do nosso PA.
Este evento, de grande importância estadual, envolve as atividades de um Congresso Científico e o processo de acompanhamento e avaliação dos trabalhos.
Essa importante participação é resultado de nosso esforço, assim como de nossa orientadora Beatriz e professores de modo geral; preocupados em desenvolverem e comunicar suas investigações. Este processo vem trazendo ganhos de conhecimento para a comunidade acadêmica e para os docentes que participam desta experiência através desta rede de conhecimentos e de experiência para os pesquisadores, que compartilham suas idéias com os demais estudiosos de pedagogia.
QUESTÕES SIMPLES PODEM RENDER BONS PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Camila Lima Thomaz Silva camila.pead@gmail.com
Cristina Coelho criscoelhoeber@yahoo.com.br
Professor Orientador: Beatriz Corso Magdalena
Professor co-orientador: Iris Elisabeth Tempel Costa

Introdução

O Projeto de Aprendizagem (PA) sobre “POMBO CORREIO”1 é decorrente da proposta lançada pela Interdisciplina Seminário Integrador V do Curso EAD em Pedagogia da UFRGS. Este projeto iniciou com o desafio de lançarmos questões que expressassem interesses reais acerca de algo que não sabíamos.
O principal objetivo do trabalho era aprofundar nossos conhecimentos partindo de uma curiosidade proveniente do próprio grupo em questão, utilizando os variados recursos virtuais desenvolvidos ao longo do curso.
Levantada a questão “O que faz o pombo correio encontrar o caminho de destino da mensagem?” fizemos o levantamento de certezas e dúvidas. A questão parecia bem simples, mas possibilitou a formação de um conjunto de conhecimentos que já tínhamos (nossas certezas) com dúvidas que se derivaram da questão principal ou surgiram pela identificação de falhas de conhecimento.
Material e métodos
Foram utilizados recursos das tecnologias digitais para facilitar a busca da informação e a construção da possível resposta. Ainda foram utilizadas outras ferramentas, como entrevistas, reportagens, entre outros. Os resultados foram apresentados tanto em hipertexto de autoria como em mapas conceituais. Acreditamos que as ferramentas utilizadas no desenvolvimento do projeto instigaram a busca do próprio conhecimento. Em relação às Dúvidas e Certezas, tentamos esclarecê-las na mesma página de uma forma mais lúdica, onde bastava clicar para obter pergunta e resposta, ficando assim mais prático e objetivo para quem pesquisava.
O conhecimento construído foi todo construído em um wiki 2 aberto ao público, facilitando os comentários do orientador e dos colegas. Nele, foi criado um diário de acompanhamento do processo de desenvolvimento do PA, as nossas trocas e os reajustes que foram sendo feitos: o “Relatório das descobertas”.
Resultados e discussão

Acreditamos que tivemos um enorme crescimento mediado pela orientação da professora, uma vez que, ao visualizarmos as primeiras combinações, ficou evidente a falta de conhecimento cognitivo em relação ao assunto e tecnológico em relação às ferramentas.
Resolvemos pautar o Projeto de Aprendizagem sobre um vocabulário informal e bastante lúdico, onde as combinações feitas e o jogo de palavras oportunizaram uma pesquisa bastante dinâmica. No processo de desenvolvimento do projeto, a maioria das combinações e pesquisas foram realizadas virtualmente, tanto por e-mail quanto pelas trocas no próprio wiki. Podemos dizer que elas aconteceram, basicamente, na página “Relatório de Descobertas”. Salientamos, porém, que o engajamento do grupo foi determinante para que houvesse cumplicidade nas postagens. Todo o processo foi feito em conjunto. Nesse sentido, a interação e a troca de experiências foram de grande valia no que diz respeito a crescimento.
Vemos assim, a comprovação da excelência da metodologia de Projeto de Aprendizagem, pois de um assunto que não tem muita repercussão fizemos algo em que nos envolvemos plenamente. Além disto, este trabalho teve implicações nas nossas áreas cognitiva, social, afetiva e comportamental, pois trabalhamos de maneira muito comprometida com o Projeto, realizando-o com grande entusiasmo e prazer. Temos a certeza de que, quem lê nosso trabalho consegue perceber de forma clara e coerente o prazer que nos proporcionou a sua realização.
O maior conhecimento obtido foi o contato com esta maneira tão abrangente e compensadora de se trabalhar, além da excelente troca de conhecimento e trabalho integrador realizada pelas integrantes.
As construções de vários mapas conceituais foram revelando a construção e a apropriação do conhecimento de forma clara e didática. A forma de apresentação deu-se de maneira simples, mas bem elaborada.
Os resultados alcançados são positivos, mas não definitivos, uma vez que um Projeto de Aprendizagem de qualidade não deve encerrar no momento em que é sanada a lacuna de conhecimento expressa na questão inicial. Ele deve abrir novas possibilidades, novos rumo de pesquisa, fazendo com que o aprendiz estabeleça sua própria rede de conhecimento, desenvolvendo um trabalho integrado e interdisciplinar, num ambiente virtual de aprendizagem e de fácil acesso a todos os interessados.

domingo, maio 24, 2009

Eu me percebo assim!


Cristina Coelho







Eu me chamo Cristina Coelho tenho 29 anos e me percebo assim:

Cabelos grossos e pretos, bastante volumosos, agora estão tratados com química, mas olhando a raiz percebemos evidentemente a descendência afro.
Olhos pequeno, negros e apertadinhos, acompanhados de cílios grossos e sobrancelhas longas e extensas.
Nariz é largo, grosso e achatadinho, mas combina perfeitamente com o desenho dos olhos.
Boca é grande, com lábios grossos e de sorriso largo.
Os traços do rosto são muito marcantes e apresentam muitas características que lembram uma descendência africana.
Minha descendência se origina de povos indígenas por parte de avó paterna e avô materno, africanos avô paterno, e italianos por parte de avó materna.

Assim como a minha aparência, a minha essência também é afro. E como uma guerreira Afro, ainda acredito e luto pela educação.
“Amo tudo isso”
Adoro dançar, principalmente samba, pagode e swing. Os locais que frequento também são onde é forte esta presença negra na sociedade. Desfilo em escolas de samba e procuro sempre passar esta importância para meus alunos.
Acredito que não importa a cultura que seja de sua preferência, mas uma vez escolhida, deve ser preservada e repassada para as demais gerações.
Gosto muito de realizar trabalhos de artesanato e estes têm muita importância na minha vida. Também é deles que retiro uma parte da minha remuneração.
Não poderia deixar de dizer que minha cor é vermelha, o Internacional é meu time do coração, sou Imperadores do samba e boêmia.
Meu lazer preferido é viajar!


Como os outros me vêm?


De acordo com a atividade realizada na aula presencial, minha colega Beatriz fez a seguinte colocação:

“... Da origem negra o que mais marca são os lábios.
Gosto muito de observar os olhos que são determinados e com brilho.
O rosto é redondinho e harmônico.”

Já a outra colega Kathia, observou as seguintes características:
“... Sorriso bonito, bondoso, tímido até.
Cabelos compridos, escuros e muito grossos.
Pele clara e a presença marcante de uma mistura de raças.
Bochechas, bochechas! Em um rosto que convida á ser amigo.”

A formação do povo brasileiro!

Realizando os trabalhos da interdisciplina Questões Étnicos raciais na Educação, observei a quantidade de valores espirituais e materiais em nossa cultura, herdados pelas tantas que contribuíram para formação do povo brasileiro.

Fica claro que houve um rompimento do ritmo espontâneo da cultura primitiva, onde sofreram desrespeito e brutalidades á transposição da cultura imposta que juntamente com a religião trouxeram uma alienação aos nativos pois nada tinham em comum com o que lhes estava sendo imposto. Assim temos o início de uma cultura desinteressada e sem vinculação com a realidade, vazia, sem nada contribuir para comunidade. No Brasil, sofremos copm a implantação da cultura européia, pois foi imposta aos nativos da época, sendo a única permitida.
Mas mesmo nestes tempos de imposição e proibição não foram esquecidas as raízes e a cultura de cada povo. Suas músicas, seus costumes, suas riquezas. Estavam apenas ali, camufladas, escondidas, proibidas.
Mas como proibir, esconder algo que está na pele, nos movimentos, em nossa essência?
Esta variedade, estas diferenças, estas características próprias e múltiplas é o que faz do nosso povo um povo tão especial, um povo tão rico.

Encontrei esta obra de Di Cavalcanti que retrata bem a variedade étnica do povo brasileiro em especial das mulheres brasileiras.



Cinco Moças de Guaratinguetá- 1930 -

Assim como esta obra temos retratado em nossa cultura a nossa história de forma rica e completa através da música e dança. Não é novidade para ninguém que estas fascinam o ser humano desde sua existência. Nada mais proveitoso então que aproveitar o que temos de melhor, e ninguém como o brasileiro para saber disto!

quarta-feira, maio 06, 2009

A luta de classes


Fazendo uma limpa em alguns materiaia que eu tenho sobre educação encontrei algo que traduz a minha indignação muito bem a presentado por nosso grandes conhecidos Marx e Engels, quando escreveram o livro Manifesto Comunista.
É impressionante em como lendo algumas páginas me senti embasada e apoiada para tanta indignação, e ainda melhor, pude perceber que não sou uma lunática que luta por algo sem sentido, ou sem esperança alguma. Afinal a luta de várias classes sempre existiu e mais, foi o motor da história humana, para vencer as desiguladades existentes dentro da sociedade. Segundo o livro, começando pelo homem livre, escravo, patrício e plebeu, barão e servo,mestre e aprendiz, opressores e oprimidos. Não a cho que a nossa luta pela educação esteja diferente da luita entre a burguesia e o proletariado, pois até que ponto esta avaliação sugerida pelo governo em relação aos nossos conhecimentos seria correta e justa? Até que ponto a nossa vida funcional pode ser decidida sem a nossa opinião? Até que ponto, eles tem o direito de nos tirar o que é de direito?
A sociedade educacional se divide cada vez mais em dois vastos campos inimigos, em duas grandes classes diametralmente opostas, e assim, fica cada dia mais complicado ter uma educação de qualidade, pois para isso, seria necessário buscar os mesmos ideais, as mesmas linhas e fazer parte de uma mesma luta:
A luta por uma educação de qualidade e respeito com os educandos e educadores!

terça-feira, maio 05, 2009

A depreciação do magistério


Na última assembléia de professores da rede estadual de educação ( a qual pertenço), tive uma grande decepção da forma como nós educadores somos vistos e tratados pela governadora do estado.
A governadora colocou proteção em todos os prédios públicos e um grande número de policiais á cavalo no meio dos educadores. Num determinado percurso, os cavalos se assustaram e avançaram para cima de nós. O pior, foi que haviam tantos policiais que com certeza a cidade deveria estar deserta, desprovida de segurança. é deu para perceber que segurança existe para governadora, agora para comunidade...
Bom, a acelerada perda de interesse de nossos alunos só é decorrencia desta visão, pois se o estado não se interessa pelos profeesores, o que dirão os alunos?
Este fator de desrespeito me devalorização pelo qual o magistério está passando, esta ocasionando uma falta enorme de alunas interessadas em cursos de educação. Os melhores alunos do Ensino médio dificilmente escolhem esta área para atuar, pois é visível a gradativa perda de status do professor, uma das profissões mais prestigiadas do século passado.
Ao meu ver, um dos problemas que o magistério atravessa é devido á massificação do número de alunos nas salas de aula. Pois se um professor tem que atender um número cada vez maior de alunos e sem condições mínimas para trabalhar e ainda sofre um achatamento salarial cada vez mais grave ele passa de um educador para um mero funcionário público sem esperança e sem motivação nenhuma. O que o governo acha ser um gasto indevido, seria na vredade a salvação de toda sociedade que grita por educação cada dia mais.
Acredito que a recuparação do status do professor e do prestígio perdido depende de avanços na remuneração, mas também de providências que permitammaior qualificação e maior valorização da carreira.
Então colegas e simpatizantes, vamos buscar o que é nosso, vamos acreditar na educação, pois nós fazemos parte deste processo!