terça-feira, outubro 21, 2008

Professores?!


Esta semana, mais especificamente no dia 20/10/08, encontrei uma ex- professora do meu ensino fundamental. Fiquei muito feliz em reencontrá-la até porque foi ela o meu maior estímulo e motivo de ter me tornado professora. Foi aí que tudo começou!

Parei para pensar em como mnós profesores somos deletados por nossos alunos. Esta lembrança que ocorreu cvomigo, não é algo muito comum.Até porque se buscarmos em nossa memória, a imagem dos professores que mais marcaram a nossa vida foram por motivos pessoais, sua personalidade, do que realmenteas matérias que ensinaram.

Todos sabemos que graças estes conteúdos, obtemos a nossa formação, mas o que disto tudo realmente foi e é relevante para nossa vida diária, para nossa rotina?

Infelizmente na falta de didáticas necessárias para as aulas, em muitas vezes a personalidade do professor é tão importante no processo de ensino aprendizagem que em muitos momentos é confundida com a disciplinaque ensina.

Os alunos frequentemente, gostam da disciplina quando gostam do professor, as aulas são recebidas com grande estímulo quando o professor é estimulante e tem bom vínculo com o aluno.

Portanto temos que começar a repensar os conteúdos que lecionamos. Devemos aproveitar a disciplina de Gestão e Organização para não apenas reestruturar os PPP e Regimentos, mas também as nossas aulas. A nossa prát5ica diária com os nossos alunos. Perceber até que ponto estamos conseguindo envolver4 nossos alunos e construir uma ponte no que estamos trabalhando com a sua rotina.

Nosso exemplo é tão importante quanto os conteúdos que lecionamos. Por isso devemos buscar formar nossos alunos através de uma aprendizagem significativa, com segurança e carinho.

Já que estamos neste barco, que escolhemos esta profissão sofrida, mas ao mesmo tempo tão bonita vamos fazer a diferença e estimular outros a mesma postura através de nosso exemplo.

Avante guerreiras...

sexta-feira, outubro 17, 2008

Depressão

Estou muito interessada no meu novo projeto de pesquisa: Depressão!
Nunca imaginei que fosse possível ter tantas coisas que pudéssemos fazer para não desenvolver tal processo em nossa vida. Percebi também que já apresento muitos indícios de que posso estar com esta doença.
Geralmente no recreio de minha escola costumo ficar na minha sala, sem ir até a sala dos professores, assim como espero a grande maioria das pessoas acabarem seus almoços para depois descer. Pelo que estou lendo isto é muito preocupante!
Estou preocupada!!!

segunda-feira, outubro 13, 2008

A violência na escola



Sou professora da rede estadual do nosso estado.A escola que eu trabalho fica no bairro Stella Maris em Alvorada. Esta área é localizada em uma região com muitos problemas de saneamento básico, pavimentação e violência.

Venho através deste relato fazer um desabafo sobre as experiências que tenho vivenciado neste local.

Até o ano passado, trabalhava com a 2ª série do ensino fundamental, durante 5 anos de minha vida trabalhei com a mesma faixa etária de alunos. Geralmente, pensamos que quanto mais pequenos, mais puros, mais inocentes, menos agresivos... Pude observar, escutar e dialogar com eles a respeito de como viam a escola, suas famílias entre outros assuntos. Infelizmente para alguns a escola e o fato de aprender, não tem significado algum.

Muitos alunos na minha escola repetem o ano várias vezes, ou depois de um tempo abandonam os estudos. Em suas falas, comentam muitas brigas, indisciplinas ... Percebe-se claramente a ausência de uma estrutura familiar, a falta de valores, regras, limites o que provavelmente ocasiona a não adaptação no cotidiano escolar. A violência se tornou uma realidade, algo corriqueiro dentro e fora das nossas escolas. Não estou falando somente na agressão física, mas na verbal também com os nossos colegas e funcionários, um verdadeiro desrespeito á nós, educadores.

Ultimamente, temos chegado na escola e dado de cara com inúmeras pichações por todos os prédios, ficamos até sabendo que o motivo é a briga de duas gangues. Quando uma vai lá e escreve, a outra escreve por cima e assim vai. Estão disputando o espaço escolar em prol da sua superioridade, da violência. Além disto, estragam as fechaduras, destroem todo e qualquer cartaz que encontram pela frente, sem contar é claro com o espetáculo da hora da saída; onde os alunos se agridem verbalmente e na sequência fazem lutas á dar inveja a qualquer lutador de boxe.

Me dói muito pensar que talvez estes alunos sejam os próximos a serem presos, ou a morrerem na mão dos traficantes. Percebe-se uma grande exaltação á este tipo de liderança.

Me sinto imponente, perdida, e o pior é que não podemos tomar nenhuma atitude disciplinar dentro de nossas sals de aula, pois essas foram retiradas dos regimentos escolares. Acredito que enquanto não pudermos estabelecer regras de disciplinas em nossas escolas, com punições, será difícil controlarmos a violência na educação!

domingo, outubro 12, 2008

Feliz Dia das crianças para todos!!!



Hoje, aproveito a data para desejar um excelente dia para todos nós que convivemos com as crianças diariamente e tentamos a cada dia nos aperfeiçoarmos para proporcionarmos á elas uma infância melhor e um ensino com mais qualidade. Aproveito a data para deixar um beijo imenso para minha criança amada que me faz mais feliz a cada dia e me mostra o que é o amor de verdade.


Te amo Victória!!!

Pensando hoje nas nossas crianças e conversando com os dindos da minha filha, chegamos a conclusão de que somos cada vez mais brasileiros. É isto mesmo, cobramos do governo aquilo que também é de nossa responsabildade. Falamos em acolher as crianças, em proporcionar á elas uma vida melhor, mas quem de nós quer direcionar parte do seu preciosao tempo para tal façanha?

Mas nós não temos nada a ver com isto não é? Isto é obrigação do governo.

O que esquecemos é que o governo é feito por nós. E enquanto pensarmos assim,nenhum governante nos servirá; pois podemos mudar o nome dos governantes, mas não mudam os brasileiros.

Aceitamos Tv pirata,descobrimos um jeitinho aqui, outro ali de burlarmos a justiça, não devolvemos o troco a mais que recebemos, conseguimos as respostas de provas, assinamos por colegas para conseguirmos os tão esperados certificados...

E quanto as crianças, reclamamos que não aprenderam nada no ano anterior, que foram mal alfabetizadas, mas esquecemos que também somos responsáveis por sua formação, que se não estão preparadas para determinada série, nós o devemos fazer. Se não tem a educação que nós almejamos, podemos contribuir, e por aí vai.

Não podemos negar que com certeza o governo não faz muito do que gostaríamos, mas temos que lembrar que este governo só está onde está porque nós o elegemos, nós o colocamos ali, acreditando e aprovando as suas idéias e os seus projetos. Pensem nisto, temos uma importância maior ainda do que os demais cidadãos, pois somos professores, educadores!

Um ótimo final de semana para todos!!!

segunda-feira, outubro 06, 2008

Mesário / Ser ou não ser, eis a questão!



Este final de semana foi muito importante para mim, principalmente por ter participado desta tão importante e falada democracia. Confesso que nos últimos dias, tinha sido um tormento na minha vida o fato de ter sido convocada para ser mesária.

Justificando as minhas palavras:

Juro que não é má vontade, acontece que tenho uma filha de um ano e oito meses, que passa consequentemente a maior parte do tempo na escola, e boa parte do restante do tempo na casa da minha mãe para que eu consiga realizar as tantas atividades que a nossa profissão exige.

Pois é, fiquei pensando que este dia, domingo, o único que posso desfrutar da sua companhia, acompanhar seu desenvolvimento, vibrar com as suas conquistas, seria impedido pelo fato de ter que estar presente um dia inteiro em uma das tantas escolas eleitorais para desenvolver o graaaaaaaaaaaaaaaande papel de mesária!

No sábado dia anterior, tive que trabalhar o dia inteiro, no domingo...

Que raiva!!!

Depois, sentada na cadeira de uma das tantas salas de aula de nosso estado, lendo o material da última aula presencial, de Organização e Gestão da Educação, lembrei do que a professora havia mencionado sobre as dificuldades em exercermos esta tão sonhada democracia. Até havia esquecido frente á tanto desânimo e contrariedade!

Pensei que o que eu estava fazendo era tão importante quanto as tantas lutas que ocorreram em prol deste direito de todos cidadãos e que para acontecer isto, é necessário que existam pessoas como eu, que abram mão de um dia com a sua família, com os seus deveres e atribuições para dar a possibilidade de todos escolherem seus candidatos.

Poxa, se pensarmos bem, este serviço deve ser exercido com o realismo e seriedade. Neste grande dia, o mesário deve estar não apenas presente, mas atento em seu posto, com envolvimento integral, sendo sua esta responsabilidade imensa e instranferível. Agora posso falar por mim própria, somos os primeiros a chegar e os últimos a sair, confesso que me senti a peça chave para o funcionamento das seções eleitorais.

Nós, cidadãos mesários, trabalhadores sem qualquer remuneração e com muitas atribuições deveríamos assim como os candidatos, ter uma valia maior frente a sociedade, quem sabe assim, a mídia divulgando a sua importância, as pessoas sendo mais receptivas e respeitosas; quando chegar o oficial e bater em nossa porta, o recebamos com um grande sorriso.

Até a próxima!!!
Na Zero Hora saiu uma reportagem muito interessante com uma outra visão e enfoque sobre o assunto. Curioso?
Dá uma conferida!