sexta-feira, dezembro 29, 2006

ECS atividade 11

ECS atividade11
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental/EAD
Escola, Cultura e Sociedade.
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Leitura: Akkari, A. J. Desigualdades educativas estruturais no Brasil. Pág 163-189

Reflexão Inicial

Quando falamos em educação no Brasil percebemos um grande déficit no que diz respeito á investimentos e qualidade. Desde os primórdios houve grandes conflitos dos quais o sócio econômico prevalece e permanece até hoje. Um exemplo claro disto percebemos no ensino superior público, onde infelizmente as maiorias das vagas disponíveis são ocupadas por alunos oriundos de escolas particulares. Os quais recebem um melhor acompanhamento, auxílio, ferramentas e oportunidades. Sendo assim o ensino perde o seu real papel; que seria de inclusão na sociedade, tornando-se seletivo e deixando de fora a grande massa da população.
A maior de todas as conquistas foi a LDB, mesmo não resolvendo o problema da escolarização no Brasil.
Atualmente existem novas modalidades escolares que vem auxiliando e muito a baixar as taxas de analfabetismo e evasão escolar. Dentre estas podemos destacar EAD (Educação á distância), EJA e SEJA (Educação para jovens e adultos). Estas modalidades auxiliam a população que trabalha e não tem como cursar um ensino regular. Referindo-se ao EJA posso dizer que o empenho, dedicação e vontade que ocorra uma educação de qualidade existe e prevalece, mas nem sempre alcançamos estes objetivos em nossos resultados.
A maioria dos profissionais de educação não estão aptos para realizar a inclusão de seus alunos, pois com os salários miseráveis que ganham, tem que dedicar um tempo maior de trabalho e preocupar-se menos com a qualidade, até porque sem auxílio, sem reciclagem, fica praticamente impossível exercer um bom papel.
Trabalhando no meio, percebemos claramente que a qualidade não faz parte da preocupação dos governantes. Os profissionais não dispõem de qualificação adequada, além é claro de terem uma carga muito extensa de trabalho sem dispor de tempo para dedicarem uma maior atenção á seus estudos, atualizações e preparação de suas aulas, para um melhor assessoramento aos alunos.

ECS atividade 10


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental/EAD
Escola, Cultura e Sociedade
Pólo: Alvorada
Leitura: Paulo Freire/ Pedagogia da Autonomia


Ser professora

Gente, ou eu sou muito ameba ou mágica! Inúmeras vezes tentei colocar minha apresentação nesta Wikistória e nunca consigo; está tudo bem, tudo certo e de repente some. Por não ter podido ir ao Pólo e nem usar constantemente o computador não sei como resolver esta mágica de aparecimento e desaparecimento. Neste momento que escrevo no Blog, ela ( a minha apresentação) está lá, quando eu concluir vou conferir se continua. Que alívio!!!
Achei muito legal as salas criadas, assim como temo os temas abordados nestas. Adoraria também criar uma sala para trocarmos idéias sobre a construção de materiais pedagógicos concretos, mas devido á minhaausência de tantos dias, ficou difícil fazer as atividades como deveria.
Relendo Paulo Freire, lembrei-me do tempo que fazia magistério, assim como todas as angústias, desejos e ideais que me moviam. Percebi o quanto já mudei a minha prática docente e quanto ainda tenho que mudar. O quanto eu posso produzir e trocar nesta longa busca que temos na educação.
Acho que por isso sou tão apaixonada pela nossa profissão, por nunca sabermos os resultados que obteremos e sempre continuarmos buscando, acreditando, mudando. Nunca nos contentando com a rotina!

" ... o importante mesmo é não ler estórias alienadas, alienantes, mas fazer história e por ela ser feito"

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Que loucura!


Gente, estou quase enlouquecendo com tantas atividades que tenho pendentes. Como se não bastasse ainda tem as obrigações da escola, as recomendações da médica, minha filhinha que já está chegando e não tem nem seu quarto preparado... Não sei nem o que faço primeiro!
Amanhã vou até o Pólo para postar todas asa atividades que fiz enquanto estava de repouso. Estou louca de saudades de todos. Um grande beijo e torçam por mim, estou precisando!!!!

domingo, dezembro 10, 2006

Postando pela milésima vez

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
ECS8 Relato da Atividade

Novamente vou postar o relato, não sei o que acontece que algumas somem. Mistério...
Visitando os blogs dos colegas integrantes do meu grupo D2, percebi quanta semelhança há em seus anseios e perspectivas. percebi que partilham das mesmas angústias que eu. Mas fica claro também em todos a vontade de acertar e fazer bem feito; sempre com o propósito de melhorar suas práticas educacionais
ficou claro que a maior dificuldade de todos refere-se à falta de tempo; onde o dia torna-se curto para tantas atividades e obrigações. Sei que este obstáculo não será maior que nossa confiança e vontade de vencer.
Gostei muito da oportunidade de trocar experiências com tantos colegas novos.
Na minha opinião o trabalho apenas não fluiu como deveria. no meu caso por encontrar muita dificuldade em manter contato com o grupo, já que não tenho Internet e minhas vindas ao Pólo são complicadíssimas. Creio que acabei por prejudicar o desenvolvimento do trabalho de meus colegas. Confesso que prefiro trabalhos individuais que facilitam sua construção.

Felicidade!


Oi,pessoal! Que saudade estava de vocês. Consegui vir até a casa do meu irmão para fazer algumas coisas. Não aguento mais ficar tão ausente, mas fazer o que?
Neste tempo que estou sem fazer nada deitada em casa li um livro que achei muito legal, O professor Refém de Tania Zagury.O livro busca explicar os motivos da educação fracassar no Brasil.Defende a idéia de que a falta de limites e de cobrança por parte dos pais faz com que as crianças e adolescentes não respeitem a autoridade dos professores, tornando-os assim, reféns da indisciplina dos alunos, da falta de apoio dos pais e sociedade, da ineficiente formação recebida. quem tiver um tempinho nas férias para conferir vai adorar!
Gostaria muito de parabenizar os organizadores da festa dos calouros pead 2006. A festa estava muito legal! Foi ótimo conhecer pessoalmente pessoas que conhecíamos apenas virtualmente. me senti parte de um grupo. Achei o máximo o entrosamento do Pólo de Sapiranga. Espero que existam outros momentos como este ao longo do curso. Parabéns!!!
Na quarta-feira tenho médico espero estar logo com vocês, assim como concluir meus trabalhos.
um grande abraço para todos que de uma forma ou outra estão me auxiliando.
Beijos!

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Que susto!


Gente, vocês não fazem idéia o susto que nós levamos na segunda-feira. Logo após o meio dia eu comecei a ter contrações e perder líquido. Resumo, cheguei no hospital em trabalho de parto. Felizmente minha doutora conseguiu controlar esta menina tão apressada. Estou de repouso em casa sem poder fazer nada. Hoje em minha ida ao consultório parei em um cyber para dar alguma satisfação.
Por favor, torçam por nós, pois a Victória ainda está muito pequenininha para nascer.
Já estive no Pólo várias vezes como todos sabem, mas sem êxito, pois sempre ocorre algum problema, ora na rede, ora na energia elétrica, ora na sede.... Estou com trabalhos atrasados, sem poder ir até aí, sem Internet...
Estou enlouquecendo! Assim que a doutora me liberar vou até o Pólo para levar meu atestado e ver como poderei fazer com este monte de coisas pendentes. Como não tenho Internet, estou sem contato com vocês, vou fazer o possível para logo estarmos juntas novamente!

ECS9-Síntese Final

meu Deus, até que um dia consegui postar o término desta atividade. Eu já havia me encontrado com os colegas no Pólo, já havia feito a versão inicial, mas por falta de computador, não havia conseguido postar nada mais. Mil desculpas pelo atraso.